Bahia realiza III Conferência Estadual de Cultura em Ilhéus

De 26 a 29 de novembro, Ilhéus vai se transformar na capital da cultura da Bahia. Em quatro dias, a cidade vai conhecer manifestações culturais dos 26 territórios de identidade do Estado e participar de debates em que serão apresentadas propostas, novas políticas e ações para os diversos setores de cultura do estado e do país. As propostas serão levadas para a II Conferência Nacional de Cultura, que acontece de 11 a 14 de março do próximo ano, em Brasília.

Sob o tema Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento, o mesmo da conferência nacional, o encontro em Ilhéus acontece após a realização das conferências municipais, territoriais e setoriais de cultura realizadas no Estado.

Segundo o secretário estadual de cultura, Márcio Meirelles, o objetivo da Conferência é envolver toda a Bahia nas discussões e aprofundar o debate sobre as políticas públicas para a cultura. “Qual política queremos para as artes, para os museus, para os centros de cultura? As conferências são espaços em que essas discussões acontecem, são espaços de decisão e participação popular democrática”, afirma Meirelles. Os resultados da conferência serão sistematizados e divulgados em um documento final que servirá como subsídio para a elaboração dos planos municipal, estadual e nacional de cultura.

Um dos pontos positivos, diz Ângela Andrade, superintendente de Cultura do Estado, é que as conferências permitem a reavaliação das políticas públicas existentes. “É a partir dessas discussões que vamos atrair mais recursos para a promoção da cultura. E a etapa final é o coroamento do processo de debate. Agora não se fala o que deve ser feito, mas, sim, como deve ser feito”, diz.

Durante o encontro, a cidade de Ilhéus vai receber representantes e delegados culturais, além de artistas, estudantes e a sociedade civil. “A Praça da Catedral, o Centro de Convenções e o Teatro Municipal de Ilhéus vão abrigar shows, performances e manifestações culturais de todo o Estado”, comemora o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso.

O Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães será transformado em um centro cultural. O lugar estará dividido em espaços para que diferentes atividades possam ser realizadas simultaneamente. Haverá tenda digital por onde a conferência será transmitida via TV, rádio e web, exposição de obras de artes no Espaço de Convivência com artistas dos 26 territórios e produção de desenhos no Espaço Interativo onde o visitante poderá, através de imagens, retratar o território de identidade em que vive.

*Programação da II Conferência Estadual de Cultura

DIA 26
Centro de Convenções
14h
Encontros de Redes
Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia
Fórum de Pró-Reitores das Universidades Públicas da Bahia
Fórum da Rede de Pontos de Cultura da Bahia
Comunicação e Cultura Digital
19h
Abertura oficial com presença de Jaques Wagner – Governador da Bahia, Márcio Meirelles - secretário de Cultura do Estado, representantes do Ministério da Cultura, dentre outras autoridades.
Apresentação da Orquestra Juvenil 2 de Julho (Neojibá) com direção de Ricardo Castro.
Avenida Soares Lopes
22h
Artes visuais: instalação inspirada na diversidade Cultural dos 26 territórios de identidade da Bahia, com a curadoria de Solange Farkas.

DIA 27
Centro de Convenções de Ilhéus
9h - Discussão sobre a Lei Orgânica da Cultura.
19h - BTCA - Balé Teatro Castro Alves apresenta a coreografia “Áfrikas”.

Catedral de São Sebastião
21h - Orquestra juvenil 2 julho (Neojibá)

Avenida Soares Lopes
22h
Artistas locais
O Quadro (Hip-hop)
Improviso Nordestino (forró)

DIA 28
Centro de Convenções de Ilhéus
9h - Discussão: Grupos de Trabalho dos Eixos e Sub-Eixos Temáticos da II Conferência Nacional de Cultura.
21h – BTCA Coreografia “Isadora”.

DIA 29
Centro de Convenções de Ilhéus
9h - Apresentação dos delegados para a Plenária Nacional da II Conferência Nacional de Cultura. *Sujeita a alterações