Casa vai abrigar pacientes em tratamento fora do domicílio

Inserido no contexto de um novo modelo de gestão administrativa, que visa priorizar a questão social, a Secretaria de Administração coloca à disposição do itabunense mais um importante serviço voltado às pessoas que necessitam de tratamento fora da cidade: uma casa de apoio em Salvador, o destino mais procurado pelos pacientes assistidos pelo programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD).

O convênio foi assinado na semana passada, entre a Prefeitura de Itabuna e a Pousada de Apoio aos Municípios (PAM), que oferece hospedagem com direito às três refeições diárias. Os beneficiados já têm garantido transporte gratuito de sua residência para a Rodoviária, desta para o hospital, além de passagem com direito a acompanhante, pelo programa TFD.

O secretario de Administração, Gilson Nascimento afirma que, antes, a prefeitura oferecia verba de apenas R$ 24,00 aos pacientes em tratamento fora do domicilio. “Um valor praticamente simbólico, que não dava para cobrir os gastos com passagem de transporte coletivo”, afirma. A verba foi suspensa, mas em compensação os usuários do serviço têm direito a transporte, alimentação e hospedagem. O programa atende uma média de 200 pessoas por mês.

“Nós não estamos fazendo favor nenhum à população. Esse é um compromisso do prefeito Capitão Azevedo de zelar pelas famílias mais necessitadas, a quem tem direcionando uma atenção especial desde quando ele assumiu o governo”, enfatiza o secretário.

A responsável pelo Departamento de Controle da Secretaria de Administração, Rita de Cássia Gama Machado, informa que a pousada oferece hospedagem em três locais distintos e próximos aos hospitais de Salvador: duas ficam no Barbalho e uma na Piedade. As instalações foram checadas pessoalmente pela servidora e, além de serem amplas, oferecem segurança, tranquilidade e conforto aos pacientes. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)