As obras de revitalização de Arembepe, orla de Camaçari, estão previstas para começar até novembro. O edital de licitação para execução dos serviços será lançado em setembro. O projeto privilegia o morador e transforma a localidade em um dos principais pontos turísticos do Litoral Norte do Estado. O investimento, resultado de convênio entre a Prefeitura e o governo federal, é de R$ 14 milhões. A intervenção prevê a ampliação do calçadão e a construção de um estande de apoio ao turismo na entrada principal.
Os serviços incluem também a construção de vestiários e de um alambrado no campo de futebol, uma nova praça com parque infantil, banheiros e módulo policial e revitalização das praças das Amendoeiras e dos Coqueiros. As obras na aldeia hippie ainda estão em discussão com os moradores.
O projeto é feito com a participação popular. A afirmação feita pelo prefeito Luiz Caetano, durante a apresentação da proposta, reflete a preocupação da administração com a comunidade local. “Vamos transformar Arembepe em um grande pólo do turismo, sem esquecer do morador”, disse. Caetano ainda anunciou a instalação de câmeras de segurança na entrada da localidade, a disposição de cinco subestações da Coelba, melhorias no sistema de iluminação e a recuperação da praia da Espera. As ações também prevêem cursos de capacitação para baianas de acarajé e mais incentivo às apresentações culturais.
A cerimônia contou com a presença de representantes de bancos, que puderam esclarecer população e empresários locais sobre o financiamento de projetos na área de turismo. O gerente da Caixa, Agência Camaçari, Antônio Góes, informou que o banco abriu uma linha de crédito especial para financiar o capital de giro das empresas do setor. Atualmente, cinco propostas estão em avaliação.
VALORIZAÇÃO - As obras para revitalização são bem aceitas pela população. Para a presidente da Associação de Comerciantes e Prestadores de Serviços de Arembepe (Ascarp), Regina Celi de Oliveira, o projeto incentiva o turismo, valoriza o morador, estimula o comércio e gera emprego e renda para a população. Os benefícios sociais são lembrados por Patrícia Vieira Lima, coordenadora pedagógica da Associação Abolição, Organização Não-Governamental de Arembepe, que oferece atividades culturais e esportivas. “O projeto oferece novas opções de lazer e aprendizado para as crianças e os adolescentes. O investimento eleva a auto-estima do morador”.
O projeto de revitalização de Arembepe foi desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedur) e está sendo executado pela Secretaria de Infra-estrutura (Seinfra). (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)