Prefeitura leva cursos para famílias do bairro Teotônio Vilela e rua da Floresta

Ao mesmo tempo em que viabiliza a construção de 272 casas populares para retirar as famílias que residem em áreas de risco, a exemplo de encostas de morros e manguezais, a Prefeitura de Ilhéus desenvolve projeto de alcance social. Antes de promover a remoção dessas pessoas para a nova morada, no bairro Teotônio Vilela, loteamento Bosque Verde, a Secretaria de Planejamento, através da construtora GMEC, oferece cursos que permitem aumentar a renda familiar e ampliar os conhecimentos. A entrega de certificados do curso de bijuteria está programada para hoje (1º), a partir das 14h30min, na rua da Floresta – antiga rua do Mosquito. Participam do curso 25 pessoas com idade de 12 a 55 anos, com aulas de segunda a sexta-feira.

O secretário de Planejamento, Paulo Goulart, diz que a proposta é mudar a vida de jovens e adultos em termos financeiros. Todo o material de trabalho foi fornecido pela prefeitura. Em paralelo a essas ações a comunidade também participa de palestras informativas com foco principal a conscientização ambiental. Coordenado pela assistente social Cristiane Almeida o grupo é formado pelas orientadoras Sheila Fraga, Janaína Clement, Norma Fróes e Eliane Abreu. Na próxima fase do projeto serão oferecidos cursos intensivos de doces, informática e capoeira.

As famílias que moram atualmente na invasão situada nas imediações da estação rodoviária e no alto do bairro Teotônio Vilela serão remanejadas. Na área degradada e ocupada de forma desordenada e sem infra-estrutura básica a prefeitura pretende reurbanizar. O local foi densamente povoado na década de 90 após a Embasa implantar rede de água potável ao longo da ponte sobre o rio Fundão, uma das entradas de Ilhéus. Na rua Floresta – conhecida rua do Mosquito – 72% das moradias são de madeira e 12% de material reciclado encontrando em lixões.

A construção das 272 casas populares no bairro Teotônio Vilela é em parceria com os governos estadual e municipal e Caixa Econômica e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac), do Ministério das Cidades. O projeto prevê a implantação de redes de esgoto, águas pluviais, pavimentação de ruas e recuperação de áreas degradadas, a exemplo de encostas dos morros e manguezais afetados por invasões. Está em andamento o serviço de terraplenagem (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)