Luz para todos chega ao assentamento Nova Vida

O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, foi representado pelo secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Marcelino Oliveira, na solenidade de inauguração da rede de energia da fazenda Alenita, no Assentamento Nova Vida, do MLT, em Ferradas, no domingo (30). O projeto financiado numa parceria entre o governo federal, estado e Coelba teve um custo de R$ 100 mil, beneficia 30 famílias e a inauguração contou com as presenças do presidente da Emasa, Alfredo Melo, além de dirigentes do MLT e o representante do Comitê Gestor do Programa Luz para Todos, Marcelo Barreto.

Marcelino, que desde 2000 trabalha com projetos voltados para a agricultura familiar primeiro no Governo do Estado e depois na secretaria municipal da Agricultura e Meio Ambiente, afirma que o governo do Capitão Azevedo tem uma preocupação com as comunidades mais necessitadas e isto inclui a população rural. “Aqui, nós somos com terra, com Deus e com o trabalho”, ressalva.

Para o secretário, a política agrícola não deve estar atrelada à política partidária. Ele ainda defendeu parcerias institucionais entre o município, estado e governo federal, com ações voltadas para a produção, melhoria da infraestrutura e da qualidade de vida das pessoa. Também convidou a Associação do Assentamento Nova Vida para que participem do Programa de Aquisição de Alimentos, que tem Itabuna como uma referência nacional e hoje, inclui cerca de 400 produtores ligados à agricultura familiar.

Segundo o secretário, o trabalho realizado pelo governo municipal teve como resultado importante não apenas o incentivo à geração de emprego e renda, como também a redução do êxodo rural no município de Itabuna, além de fortalecer um segmento emergente a agricultura familiar que começa a despontar no contexto da economia itabunense.

O presidente da Emasa, Alfredo Melo, destacou que a implantação de energia elétrica na fazenda Alenita torna mais fácil atender a uma outra reivindicação da comunidade, que é o abastecimento de água. “Até porque a energia possibilita o uso de motores para a rede que deverá interligar as casas do assentamento”. Destacou ainda, que em função do custo, a Emasa e o governo do estado, que anuncia o Programa Água para Todos poderão participar de uma parceria nesse projeto.

Na solenidade, Marcelo Barreto, do comitê gestor do Luz para Todos; Aldenis Meira, do MLT e lideranças da comunidade fizeram um histórico do projeto de eletrificação do assentamento, uma luta iniciada há quatro anos e que se consolida agora com a implantação da rede de energia beneficiando a todas as famílias da comunidade. (Fonte: Acom da Prefeitura de Itabuna)