Ibicaraí realiza segundo curso da Escola de Governo

Ibicaraí tornou-se o primeiro município baiano a implantar uma Escola de Governo, que tem como objetivo a capacitação de servidores público. A Escola de Governo professora Hilda Evangelista de Oliveira teve as suas atividades iniciadas no final do mês de junho e foi inspirada em um modelo adotado pelo Governo do Paraná, um dos pioneiros no país a implantar escolas de gestão. “Queremos preparar os nossos colabores para o futuro, é uma forma de fortalecer a cidadania”, diz o educador e prefeito Lenildo Santana (PT).

A Escola de Governo de Ibicaraí homenageia uma das mais antigas servidoras do município, a professora Hilda Evangelista de Oliveira, de 84 anos e 25 de serviços prestados à educação e à gestão municipal de Ibicaraí. A escola, uma espécie de universidade aberta, oferecerá cursos, mini cursos, palestra e workshops durante todo o ano com especialistas regionais e nacionais. “Nosso objetivo é capacitar todos os nossos colaboradores para a gestão pública”, afirma o coordenador do projeto José Carlos Andrade Nunes, também assessor especial da Prefeitura.
Uma das palestras já realizadas foi com a psicopedagoga Fabiane Lira, abordando relações interpessoais. Foi oferecido ainda um mini curso de redação de documentos oficiais. O advogado Osias Ernesto Lopes, com 31 anos de experiência, ministrou os mini cursos de Noções Básicas de Direito Administrativo e outro sobre Noções de Direito Administrativo Municipal. O último foi realizado, no cinema local, com a participação de uma centena de servidores.
O advogado Osias Lopes é ex-secretário de Administração de Itajuipe e Itabuna, procurador de vários municípios sul baianos e ex-diretor financeiro da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Atualmente, ele integra o Instituto Anísio Teixeira (IAT).
Iniciativa aprovada - Servidores antigos e novos aprovaram a iniciativa do prefeito Lenildo Santana em criar a Escola de Governo. Um dos exemplos é Dionei Alves Dias, com 30 anos de serviço público. “Existe uma necessidade de preparação dos servidores, a maioria das pessoas entra no serviço público sem preparação”, destacou o servidor.
A servidora da educação há 24 anos, Meire Jane Gonçalves, acredita no êxito da iniciativa. ”Tenho mais de duas décadas de trabalho na prefeitura de Ibicaraí e ainda não vi uma ação como essa”.A secretária Poliana Menezes com 6 meses de serviço públçico,diz que os cursos estão servindo para a sua qualificação profissional Já para Silvana Vieira, na educação há 24 anos, “nesse meu período de serviço público já passei por vários governos e nunca foi encarado como deveria ser, com atenção a todo o funcionalismo como faz Lenildo”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ibicaraí)