Duas importantes obras para o centenário mudam a cara e a história de Itabuna

Transformar um antigo casarão do século passado num museu para a preservação da história e memória de Itabuna e ainda uma opção a mais para o turismo local, um projeto ousado e um desafio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) para o centenário do município. Outro desafio é a cobertura do canal do lava pés na avenida Amélia Amado com cerca de 1.350 metros de extensão e sua urbanização. O projeto tem investimento de cerca de 16 milhões de reais e já está em poder do Ministério das Cidades e da Secretaria de Recursos Hídricos, segundo adiantou o titular da Sedur, Fernando Vita.

Com relação ao casarão que pertenceu ao Coronel Tertuliano Guedes de Pinho, na Bananeira, Vita informou que o projeto de restauração está em fase de conclusão pela Sedur e quando estiver pronto caberá à Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), transformar o espaço num museu da cidade. “Esta será a grande obra para marcar os cem anos de emancipação político administrativa de Itabuna”,disse Vita.

O secretário reforça que, além de um presente valioso à comunidade regional prometido pelo prefeito Capitão Azevedo durante sua campanha, será a marca da sua administração. “Esse projeto mostra toda a sensibilidade e o desejo do prefeito, não apenas em resgatar, mas, sobretudo, preservar a memória do seu povo com suas culturas e tradições”.

A Sedur tem feito grandes investimentos em apenas sete meses de administração municipal. Entre projetos já concluídos, Vita destaca a execução de novos filtros floculadores e decantadores da Estação de Tratamento de Água da Emasa feita por sua secretaria. Parte desta obra será inaugurada no dia da cidade.

Projetos que se multiplicam - A humanização de bairros na periferia de Itabuna tem sido uma realidade. Só no bairro Fernando Gomes, por exemplo, estão sendo construídas 97 casas populares, com serviço de urbanização e pavimentação asfáltica. Em paralelo, estão sendo executadas obras de urbanização e drenagem do Pedro Jerônimo e em toda a extensão da avenida Pedro Jorge, atendendo vários bairros. No bairro Maria Pinheiro, além de obras de drenagem e urbanização está sendo realizado serviço de contenção de encostas e ainda a construção de outras 190 casas.

A construção de creches nos bairros Jorge Amado e a Bananeira são também importantes obras em desenvolvimento pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano para atender uma antiga reivindicação dos moradores locais. “A iniciativa de construir a unidade é da Secretaria da Educação, mas o projeto e as obras são executados pela Sedur”, lembra Fernando Vita.
Recuperação de ruas: uma prioridade da Sedur - Nada menos do que 627 toneladas de asfalto foram gastos até agora no recapeamento de 31 quilômetros de ruas e avenidas centrais e dos bairros de Itabuna. A patrulha mecânica que a prefeitura está adquirindo será o grande diferencial para dinamizar ainda mais as obras em toda a cidade. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, conta com um orçamento de R$ 27 milhões, considerados pelo secretario como um valor razoável

Os projetos não param. Segundo Vita, a Sedur já iniciou uma reavaliação de obras da prefeitura, do uso do solo e do meio ambiente, com o objetivo de elaborar um projeto de acessibilidade dentro do Código de Obras do Município que exige que as obras executadas atendam a Lei Federal que facilita o acesso das pessoas com deficiências ou que tenham dificuldade de locomoção. “As construções devem ter, obrigatoriamente, rampas e sanitários de portas mais largas”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)