Associações comunitárias e de moradores realizam encontro dia 1º em Ilhéus

O governo municipal de Ilhéus, através da Diretoria de Relações Institucionais, Comunitárias e de Inclusão Social – órgão vinculado a Secretaria de Governo –, em parceria com a Federação das Associações de Moradores de Ilhéus (Fami) e a Central de Associações Comunitárias e de Moradores de Ilhéus (Ceac) promove no dia 1º de agosto a partir das 8h o I Encontro de Associações de Moradores de Ilhéus. O encontro acontece na Câmara Municipal de Ilhéus, onde serão discutidas as proposições voltadas para a adequação dos regimentos estatutários das Associações.

O evento é uma prévia para a I Conferência das Associações de Moradores, que contará ainda com a participação de representantes do Executivo Municipal e do segmento empresarial, que está previsto para o dia 05 de setembro deste ano. Dentre seus principais objetivos, a Conferência visa definir o papel e a responsabilidade social de cada segmento no contexto da nossa sociedade, visando traçar metas, desenvolver e executar projetos comunitários com a presença e participação efetiva das três esferas (município, poder privado e comunidade).
Também no dia 1º será discutida a inclusão das entidades nas composições dos corpos diretórios, diretorias de educação, cultura, de saúde, segurança, esporte e social, buscando-se com isso obter em cada comunidade a situação real de cada um desses setores, facilitando, consequentemente a identificação e mensuração dos problemas, que serão solucionados de acordo com os recursos disponíveis, podendo, inclusive recorrer ao empresariado, buscando em sua contribuição aliar sua atividade ao cumprimento do papel social.
Programação - O primeiro tema a ser discutido será a regularização fiscal e legal das entidades de bairro, seguindo da discussão sobre a reformulação estatutária visando a união das entidades no mesmo bairro. Logo em seguida os participantes discutem ‘parcerias institucionais e empresariais com entidades de bairro’, ‘geração de emprego e renda intercomunitária e qualificação de mão-de-obra’, ‘prefeitura itinerante’ e ‘criação de audiência de líderes comunitários a cada dois meses com o prefeito’.
Também será formada uma comissão tripartite comunitária (executivo, empresa e comunidade). A programação do encontro segue com homenagens, debate sobre inserção de grupos de cultura nas comunidades e será finalizada com a escolha de comissão preparatória para a I Conferência das Associações de Moradores. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)