A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgará nesta terça-feira, 07 de julho, o ranking do Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão (IRFS) dos Municípios brasileiros – edição 2007. Além dos primeiros colocados de 2007 na administração, também serão apresentados nesta edição do IRFS os comparativos dos resultados desde 2002. Dividido em três subíndices, o IRFS mede a perfomance dos Municípios brasileiros nas áreas fiscal, social e de gestão. O índice fiscal, por exemplo, reflete a evolução dos indicadores relacionados à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), como nível de endividamento e gasto com pessoal.
Já os demais buscam mostrar o cumprimento de outras responsabilidades de uma prefeitura que, na avaliação da CNM, passam, por exemplo, por economizar recursos de manutenção da máquina administrativa e direcioná-los prioritariamente para investimentos em infra-estrutura, saúde e educação, além de atender bem e com qualidade a população local.
Ranking - No resultado, a CNM divulgará os dez primeiros colocados em cada Estado, além do ranking nacional com os 30 melhores classificados no País no IRFS. Neste último caso, também serão divulgados os 30 primeiros em cada um dos três indicadores do Índice. O levantamento da CNM apontará o desempenho das capitais brasileiras no IRFS desde 2002, mostrando as que mais melhoraram seus índices fiscais, sociais e de gestão. O estudo também vai traçar um comparativo entre as cinco regiões do País, além de revelar quais são os Municípios que apresentaram maiores avanços no ranking desde o início da pesquisa.
XII Marcha - Para os 150 primeiros colocados no ranking nacional e para os três melhores em cada Estado, outra boa notícia: a CNM premiará os Municípios vencedores durante a XII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, agendada para os dias 14, 15 e 16 de julho.
O II Prêmio do Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão dos Municípios Brasileiros é um reconhecimento da CNM às administrações municipais que apresentaram bom desempenho nas áreas fiscal, social e de gestão.(Fonte: CNM)