Comissões vão acompanhar Plano Municipal de Educação

Com o objetivo de democratizar o acesso à informação e ao mesmo tempo acompanhar as mais de 300 metas que vêm sendo implementadas através da Secretaria Municipal de Educação, foram criadas subcomissões de avaliação em 10 áreas especificas, supervisionadas por uma comissão de avaliação permanente. O trabalho dos grupos será regulamentado ainda nos próximos dias, através de uma portaria assinada pelo secretário Gustavo Lisboa, que vai definir o calendário de reuniões dos grupos ao longo dos próximos 18 meses, quando será realizado o Congresso Municipal da Educação.

No encontro realizado na Casa do Educador, sexta-feira, (3), foram criadas subcomissões de Educação Infantil, de Ensino Fundamental, além de Ensino Médio, Educação Profissional e Tecnologia, Educação Superior, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Educação Especial, Educação à Distância e de Tecnologia Educacional, Formação Profissional e Valorização do Magistério e Financiamento e Gestão.
Segundo Gustavo Lisboa, a SEC está desenvolvendo mais de 300 metas e programas que serão monitorados ao longo do tempo pelos técnicos daquela unidade e da Secretaria de Planejamento e Tecnologia. Ele lembra que as comissões criadas agora também vão acompanhar a execução do Plano Municipal de Educação, com ações e propostas para cada modalidade de ensino, com ênfase para a democratização da informação em todos os níveis e distribuição de responsabilidades para que o PME seja efetivamente implementado de acordo com a própria legislação municipal.
O secretário lembra que a programação discutida agora prevê a implementação de mais de três centenas de metas, muitas delas já em andamento há mais de três anos e com o direcionamento de investimentos para a melhoria da qualidade do ensino e valorização dos professores. Os programas também serão objeto de uma avaliação no Congresso da Educação, a ser realizado no final de 2010.
Para Lisboa, o trabalho das comissões será ampliado através de reuniões e encontros com representantes dos diversos segmentos da sociedade organizada, bem como com a participação de integrantes dos Conselhos Municipal da Educação e da Alimentação Escolar, além do Sindicato dos Professores e do próprio Ministério Público, que vão acompanhar todo o processo de avaliação. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)