Gestores locais participam de atividades internacionais na XII Marcha

Durante a XII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, agendada para os dias 14, 15 e 16 de julho, prefeitos de todo o Brasil estão convidados a participar do Painel Internacional, que ocorrerá no dia 15 de julho. Diversos convidados internacionais vindo do México, Argentina, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, África do Sul, Portugal, França, Índia, além de representantes do Ministério das Relações Exteriores, do MERCOSUL e de agências da ONU, darão voz aos atuais desdobramentos da cooperação entre os Municípios.


Um dos objetivos do Painel Internacional é chamar a atenção dos gestores públicos locais sobre a importância de preparar os Municípios brasileiros para usufruir das inúmeras vantagens da internacionalização municipal: acordos de cooperação técnica, atração de investimentos por meio do comércio internacional e do turismo, captação de recursos junto a agências internacionais para projetos que fomentam o desenvolvimento municipal e outros. Há um mundo de boas práticas à disposição dos municípios que decidem adotar um papel ativo na busca das oportunidades internacionais.

Outros eventos - Além do Painel Internacional, mais eventos paralelos estão previstos para as autoridades locais interessadas na temática da internacionalização municipal. No dia 13, antes do início da Marcha, haverá uma reunião preparatória para discutir a Cúpula Amazônica de Autoridades Locais, evento internacional sobre meio-ambiente que pretende reunir, em Manaus, gestores locais de várias partes do mundo, principalmente da região amazônica.

O Comitê executivo da Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais – FLACMA – também se reunirá no dia 13 para tratar da coordenação das atividades da instituição. A FLACMA é o órgão regional que representa a organização mundial de Cidades, Governos e Locais Unidos, CGLU. Para obter mais informações sobre a filiação a essa rede de municipalismo internacional, visitar o endereço eletrônico da FLACMA. (Fonte: CNM)