Juazeiro prorroga novamente a Campanha contra pólio e chama atenção dos pais

Juazeiro prorroga novamente a Campanha de Vacinação contra Poliomielite (paralisia infantil) para ser finalizada dia 17 de julho. Até o momento já foram imunizadas 84,49% das crianças com idade de 0 a 5 anos e a meta é atingir cobertura de 95%. “A procura está reduzida, por isso não estamos conseguindo vacinar o número adequado de crianças. Chamamos a atenção dos pais sobre a importância da vacina para a garantia, no futuro, de uma vida saudável”, alertou o diretor de Promoção e Vigilância à Saúde, Rogério Leal.

A vacina continua disponível em todas as 44 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A criança que ainda não foi vacinada deve ser levada pelos pais ou responsáveis munidas da carteira de vacinação.“O estado decidiu prorrogar a campanha devido à cobertura baixa da maioria dos municípios da Bahia, que ainda não alcançaram a meta mínima preconizada pelo Ministério da Saúde”, comentou a técnica do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Maria do Livramento Freitas.
As equipes de saúde também estão imunizando na Policlínica, Só Baby e maternidades, das 8h às 17h. “Não pode vacilar, tem que vacinar”, esse é o tema da campanha que foi iniciada antecipadamente pela Secretaria de Saúde de Juazeiro dia 08 de junho, seria encerrada dia 26 de junho, foi prorrogada para ser concluída dia 03 julho e em seguida para 17 de julho. Já foram vacinadas 19,1 mil crianças e o município pretende vacinar no mínimo 21,5 mil crianças menores de 5 anos, o equivalente a 95%. Juazeiro possui atualmente 22,6 mil crianças nesta faixa etária.
Segundo Rogério Leal, qualquer criança pode ser vacinada, mesmo que já tenha sido imunizada. “Não existe contraindicação. Mesmo sendo recém-nascido, deve ser levado aos postos de saúde para receber as duas gotinhas contra paralisia infantil”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Juazeiro)