Ilhéus sedia a partir da próxima quinta-feira (28) a segunda edição da feira “Ilhéus em Flor”, abrindo as comemorações pelos 475 anos de fundação e 128 de cidadania, comemorados no dia 28 de junho. Em 2008, o evento foi visitado por mais de 32 mil pessoas e obteve um grande sucesso de público e renda, revertida para instituições de caridade da cidade. Além da exposição e comercialização de mais de três mil espécies de flores, a feira oferece mudas e arranjos florais, e prossegue até o dia 7 de junho, funcionando das 9 às 21 horas, ao lado da Catedral de São Sebastião.
Para abertura, de acordo com o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus e um dos organizadores do evento, Maurício Corso, está prevista a apresentação do Coral da Uesc e a presença de várias autoridades, entre as quais o prefeito Newton Lima. “Nossa expectativa é de confirmar o mesmo sucesso da Feira no ano passado, quando centenas de pessoas visitaram o espaço, compraram flores e arranjos, e ajudaram entidades assistenciais”. Cerca de 100 mil unidades de flores e plantas serão expostas numa área de 800 m2 e o palco cultural contará com uma programação diária a partir das 19 horas, nos dez dias ininterruptos do evento, com apresentações de artistas locais e regionais, teatro, música, dança e muita arte e cultura gratuita para os visitantes.
A novidade deste ano é a praça de alimentação, que oferecerá refeições na hora do almoço e lanches durante os turnos da manhã e tarde. O evento também conhecido como Feira de Holambra faz referência a um município do estado São Paulo, cujo nome foi criado com as primeiras letras das palavras de Holanda, América e Brasil, e é responsável pelo abastecimento de 35% do mercado nacional de flores. Ainda de acordo com o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, a Feira também está inserida na Semana do Meio Ambiente, “já que no dia 05 de Junho comemora-se o "Dia Internacional do Meio Ambiente e da Ecologia", data em que está prevista a visitação de várias escolas públicas e privadas da cidade de Ilhéus e região à feira”.
A segunda “Ilhéus em Flor” é uma realização da Unidade Assistencial Casa da União e conta com patrocínio da Prefeitura Municipal de Ilhéus e apoio cultural da Fundação Cultural de Ilhéus, TV Santa Cruz, FM Sul, FM Gabriela, Associação de Turismo de Ilhéus, Allecrim – Produtos Naturais, Colégio Vitória, Óticas São Paulo, Construlando, Rima – Decorações, Pro-Recarga, Hotel Jardim Atlântico, Folha da Praia, Diário de Ilhéus, Casa dos Artistas, UESC, Supermercados Meira e Vip Segurança.
Casa da União de Ilhéus - A instituição foi fundada em março de 2001, tem caráter filantrópico, assistencial, educacional e cultural, tendo sido reconhecida pela Câmara de Vereadores de Ilhéus como órgão de Utilidade Pública Municipal nesse mesmo ano. Atualmente, presta atendimento a dezenas de crianças na Creche Nossa Senhora da Vitória com atendimento médico, palestras educativas, promoções interativas, doações de agasalhos e brinquedos e desenvolve o Projeto Luz das Letras – alfabetizando adolescentes e adultos em um projeto de inclusão digital. Também mantêm parcerias com outras instituições beneficentes e educacionais da região.