Cem famílias pojucanas serão contempladas com as casas populares construídas através do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH), do Governo Federal. A parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Pojuca e os Governos Estadual e Federal foi fruto de uma audiência realizada na Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (SEDUR) entre a prefeita, Gerusa Laudano, e o secretário do órgão, Afonso Florence.
As moradias serão construídas com verba federal e estadual, cabendo ao município o trabalho de infraestrutura urbana, bem como a promoção de projetos sociais com as famílias beneficiadas, durante a construção das casas. “O objetivo dos projetos é promover cursos e orientar as famílias, fazendo com que elas valorizem o futuro patrimônio e aprendam a conservá-lo. A doação das casas deve ser entendida como uma forma de resgatar o sentido de cidadania perdido por muitas famílias, que viviam em situações degradantes”, afirma João Batista, assessor técnico da prefeitura.
Em apenas uma semana, a equipe envolvida no projeto organizou a documentação do terreno, o projeto arquitetônico, selecionou e cadastrou as cem famílias, demonstrando um esforço que surpreendeu até mesmo os técnicos da SEDUR. As famílias foram escolhidas obedecendo a alguns critérios como renda familiar, existência de pessoas deficientes, idosos e a quantidade de crianças. Entretanto, todas as famílias cadastradas serão visitadas antes da entrega das casas, para que seja confirmada a veracidade dos dados informados no cadastramento. “Caso haja algum dado falso, o contrato será revisto”, salienta Batista.
As cem habitações seguirão o modelo de casas populares, com dois quartos, cozinha, sala e banheiro social. Além de dar abrigo, o projeto de moradia vai movimentar a economia do município. Isto porque a prefeitura vai incentivar as empresas responsáveis pela construção a contratarem mão-de-obra local, com o objetivo de gerar emprego e renda para os pojucanos. Ainda não existe um prazo determinado para a finalização das obras, mas o esperado é que as cem famílias pojucanas comecem a preparar a mudança o mais rápido possível. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Pojuca).