O resgate da Estação Ferroviária São Francisco, na cidade de Alagoinhas, começará a ser realidade, quando o presidente nacional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Luiz Fernando de Almeida, assinar cessão de posse do imóvel para o Iphan regional e transferir para a Prefeitura o prédio do Centro de Formação Profissional, localizado no mesmo núcleo ferroviário. “Finalmente foi definido o órgão responsável para atender as reivindicações do resgate total da ferrovia em Alagoinhas, que inclui também o retorno da linha Salvador-Alagoinhas’, comentou a professora Iracy Gama, uma das articuladoras da preservação da historia ferroviária do município.
A notícia da assinatura das cessões dos imóveis e da cerimônia de assinatura, que ocorrerá na nesta terça-feira, 26, às oito horas, na Câmara de Vereadores, foi levada ao prefeito Paulo Cezar por Iracy Gama e pelos secretários Luiz Ornelas, da Cultura, Esporte e Lazer, e Sonia Fontes, da Gerência de Projetos. “Fico muito satisfeito em saber que começamos a resgatar a história da ferrovia no nosso município na minha gestão. Sei da luta da professora Iracy Gama e de outras pessoas para que este momento acontecesse”, disse Paulo Cezar que se empenhou deste que assumiu a gestão municipal no resgate cultural.
Além do presidente nacional do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, também deverão estar presentes à solenidade o superintendente da 7ª Regional do órgão, com sede em Salvador, Carlos Amorim, o diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural-BA, Frederico Mendonça e o secretário de Cultura do Estado, Márcio Meirelles. Outras autoridades, inclusive o governador do Estado, serão convidadas pelo prefeito Paulo Cezar. A secretaria Sonia Fontes disse que Paulo Cezar vai aproveitar a oportunidade para fazer mais dois pedidos às autoridades presentes: estabilização da estrutura da abóbada da estação e a implantação de um Centro Digital de Cidadania (CDC), com 10 computadores, na própria estação.
Logo após a cerimônia na Câmara, o prefeito Paulo Cezar levará os visitantes à Estação São Francisco e à igreja inacabada. O prefeito, a Secretaria de Cultura Esporte e Lazer e várias entidades estão se empenhando para recuperar a estrutura da igreja, considerada cartão postal de Alagoinhas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Alagoinhas)