Prefeitura financia a participação de atletas em campeonatos nacionais

Incentivar a prática do esporte amador entre os jovens e ao mesmo tempo promover meios para que eles possam participar de campeonatos interestaduais e nacionais tem sido uma das práticas mais adotadas pela Secretaria de Esporte e Lazer de Itabuna. Só este mês, por exemplo, vários atletas itabunenses participarão de competições esportivas fora do estado. Do Colégio Ciso, uma das equipes de vôlei feminino vai participar do Campeonato Brasileiro pela segunda divisão juvenil de vôlei, que acontece em Manaus no período de 25 a 30 deste mês. Antes, as atletas itabunenses seguem para Salvador para participar de um treinamento com as equipes da capital, filiadas à Federação Baiana de Futebol.


A secretaria de Esporte também está financiando o tetra campeão baiano de Jiu Jitsu, Darlan Silva, um itabunense de 21 anos, que participará do 15O Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu, que será realizado entre os dias 9 e 10 deste mês, no Rio de Janeiro. O secretário de Esporte, Alcântara Pelegrini, que ao lado do diretor de Esportes, Paulo Roberto Rezende (Paulão), acompanhou de perto um dos treinos da equipe feminina de vôlei, na tarde de quarta-feira (6) no Ciso, parabenizou as atletas pelo desempenho, garra e disposição com que vem se preparando para a competição e lembrou que o esporte, além de ser uma prática saudável, deve fazer parte da vida de todos os jovens.

Incentivo ao esporte - “Se depender da Prefeitura para motivá-los e incentivá-los a praticar o esporte e participar de campeonatos, faremos o que for possível porque esta é uma das propostas de prefeito Capitão Azevedo, que está fazendo um governo do povo, junto com o povo e atendendo todos os setores e camadas da sociedade. O esporte não poderia ficar de fora”, ressaltou o secretário Alcântara.

Embora já ostente o título de Campeã Baiana de Vôlei Feminino, esta é a primeira vez que a equipe itabunense participa de um campeonato nacional e isso, segundo a atleta Letícia Félix, 15 anos, só está sendo possível porque a Prefeitura está financiando a participação. “Para nós é maravilhoso não apenas por representar Itabuna, como também competir ao lado de equipes reconhecidas nacionalmente”, disse.

As atletas Letícia, Milena, Larissa, Marta, Andresa e Angélica treinam três vezes por semana com o professor Francisco Leone. Ele reconhece o esforço de sua equipe e acredita no potencial delas, ao afirmar que elas têm virtude e disciplina. “É uma equipe sintonizada, fiel aos treinos e está preparada para enfrentar outras “feras” do vôlei feminino”.

O campeão de Jiu Jitsu - O tetra campeão baiano e cinco vezes campeão itabunense de Jiu Jitsu, Darlan Silva, é outro que reconhece a importância de um suporte financeiro como este que a Secretaria de Esportes vem dando aos atletas locais. Ele disse que é muito difícil ser um atleta sozinho, até porque muitas famílias nem sempre têm condições de investir na carreira de filhos atletas. “É muito gasto com passagem, hospedagem e o próprio período de preparação antes de qualquer campeonato”, reconhece.

Darlan disse que é muito frustrante um atleta treinar, está pronto para enfrentar qualquer competição e não poder participar por falta de patrocínio. “Estou muito feliz e bastante agradecido ao prefeito Capitão Azevedo e ao secretário Alcântara por essa grande oportunidade que vem dando a todos os atletas de Itabuna”, enfatiza. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)