Juazeiro está em fase de preparação e formalização de seu envolvimento como cidade sede da região Norte com a Agenda Integrada para o Enfrentamento do HIV/AIDS na Bahia, projeto do Governo da Bahia e das Agências Unidas em parceria com o Governo Federal. Para concretizar o compromisso e intensificar as ações municipais já existentes na Secretaria da Saúde de Juazeiro, estiveram reunidos este mês, em Juazeiro, gestores municipais, técnicos das Vigilâncias Epidemiológicas e da Atenção Básica das nove cidades que compõem a 15º DIRES e representantes das Secretarias de Educação de Juazeiro e Remanso para elaboração do diagnóstico com relação à situação das DST/AIDS nestas cidades.
No encontro, os participantes conheceram o projeto em que mostra estratégias e ações de cooperação para o combate das doenças sexualmente transmissíveis no Estado. Os gestores receberam orientação para realizar diagnóstico no seu município. A partir do diagnóstico de cada município selecionado, a Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro, juntamente com a coordenação estadual de DST/AIDS, vai realizar oficina para discussão da programação da agenda integrada das ações que serão implantadas nas cidades, prevista para ser colocada em prática ainda este ano, é o que confirma a supervisora do Núcleo de DST/AIDS, Zilene Castro.
Os passos para o processo do trabalho devem seguir três linhas de ação na Bahia: Prevenção da Transmissão do HIV e sífilis, Saúde e Prevenção nas Escolas e Enfrentamento da Feminização da Epidemia da AIDS e outras DST. “É provável que a partir de junho as ações para o enfrentamento das DST já estejam sendo desenvolvidas. O trabalho é de suma importância, pois estará sendo implantado nos postos de saúde para que todos fiquem atentos à transmissão do HIV e sífilis, principalmente nos recém-nascidos”, explicou.
O Programa tem parceria com a Secretaria de Educação, já que visa lançar ações de prevenção nas escolas. “Esta parceria é positiva porque vamos atender - em um período menor - um maior número de pessoas, já que os professores estarão em sala de aula colocando em prática o projeto”, frisou Zilene. A supervisora do Núcleo de DST/AIDS, disse ainda que o Programa prevê estratégia para combater os casos destas doenças em mulheres. “Antes o número de casos era maior nos homens, mas está aumentando nas mulheres e precisamos unir forças de cooperação com outros municípios para enfrentar este problema”, concluiu.
O Programa conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS vinha sendo discutido desde maio de 2008 e este ano selecionou dois estados para fazer parte: Bahia e Amazonas. O objetivo é lançar estratégias de cooperação para enfrentar a epidemia das DST nestas localidades. O secretário de saúde, Ubiratan Pedrosa, informa que como Juazeiro já coordena ações de DST/AIDS de âmbito regional, ficou estabelecido que as ações de maior alcance serão desenvolvidas pela microrregião de Juazeiro.
“Com este trabalho estaremos atingindo uma população maior e um resultado eficaz na luta contra as doenças sexualmente transmissíveis”, pontuou. Foram selecionados na região norte nove municípios: Juazeiro, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Curaçá, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Juazeiro)