Em um segundo momento, Oade Cunha, Coordenadora do Programa DST/HIV/AIDS explicou como funciona o programa em Santo Antônio de Jesus e os serviços oferecidos pelo CTA/SAE (Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atendimento Especializado). O próximo passo dos estudantes e da professora Damiana Pereira de Miranda que está acompanhando o grupo, será o convívio diário com a equipe de médicos, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos, assistentes e atendentes que trabalham nas Unidades de Saúde do município e no CTA.
O alunos impressionados com a gama de serviços oferecidos pelos PSFs e a qualidade do atendimento no CTA foram unânimes ao afirmar que ficaram felizes e agradecidos não só pela receptividade como também pelo conteúdo de informações que colheram sobre a rede pública de saúde em Santo Antônio de Jesus. “Foi muito enriquecedor e com certeza tudo o que aprendemos hoje e vivenciaremos nas visitas diárias irá nos ajudar em nossa aprendizagem e na profissão que escolhemos”, destacou Anthony Kirouniji que nasceu no Quênia, mas que estuda nos EUA. Kirouniji ficou encantado com os serviços do CTA destacando que a qualidade no atendimento.
"Tenho muito interesse em conhecer mais os programas relacionados à DST/AIDS, em meu país não existe um programa voltado para essa doença, apenas as ONGs estão atentas a essa questão, fico muito feliz em saber que aqui vocês se preocupam com essa doença". O Secretário de Saúde do Município, Joan Paulo Souza, acredita que a visita dos estudantes é importante sob vários aspectos. "A troca de informações traz conhecimentos e experiências, contribuindo para a construção e fortalecimento do trabalho que fazemos aqui e para o trabalho que eles farão em um futuro próximo, só temos a agradecer por essa troca e convido-os a voltar", afirmou Joan Paulo.
Troca de experiências - O estudante queniano, Antony Kirounji, comentou ainda que esse contato “é muito enriquecedor para nós e sairemos daqui com uma bagagem de informação muito maior do que a que trouxemos”, Anthony acredita que todas as dúvidas tiradas e conhecimentos diários serão de fundamental importância para o currículo escolar e profissional deles. A Professora Damiana Pereira de Miranda que está acompanhado o grupo, destaca que “essa experiência que o grupo está vivenciando é única e rica para a atuação deles como profissionais porque eles estão conhecendo de perto o trabalho das Unidades de Saúde, o modelo do SUS e os desafios”. Alguns alunos ficarão no município participando da rotina dos profissionais de saúde por um período de15 dias, outros ficarão 1 mês.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Santo Antonio de Jesus)