Os sanitários foram reformados, ralos trocados e uma caixa nova foi feita para evitar que o esgoto continuasse correndo a céu aberto. O número de tonéis de lixo foram ampliados e distribuídos em locais de maior fluxo.
O secretário Mateus Cruz, disse que ainda tem muito a fazer para colocar o trânsito em ordem e com a ajuda do chefe da Guarda Municipal, Tenente Elecson, mudou alguns pontos de ônibus e carroças. Um projeto esta sendo elabora para o trânsito da área. Um contêiner já foi retirado e estuda-se o destino dos demais, visando atender os comerciantes de carnes.
Cursos - A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente preocupada com a produção do município, vem realizando cursos de capacitação em diversas localidades rurais. Segundo informação do Secretario Mateus Cruz, em três (3) meses de governo, seis (6) cursos foram ministrados buscando conhecimento da técnica e manejo da produção. Na região do Tarugo os produtores aprenderam como lidar com a apicultura, uma fonte de renda importante para a família. Dois cursos ministrados na região do Bezerro: Galinha Caipira e Apicultura. O café, outra cultura que vinha sendo esquecida pela gestão passada, recebeu dois cursos, “visando aumentar o nosso poder de competência, qualidade e competitividade com outros municípios”. O secretário disse ainda, ser preciso mais cursos para atender a todas as áreas de produção e os esforços serão feitos para atingir todas as localidades rurais.
Horta Comunitária - Uma boa noticia foi dada pelo Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Mateus Cruz, um técnico do programa Voluntários do Sertão de Ribeirão Preto em São Paulo, visitou o município. Cinco (5) áreas foram mostradas para a implantação da horta comunitária, sendo escolhida a área do fundo da Escola Municipal Luiz Heraldo Duarte Curvelo, pelas facilidades oferecidas, tipo do solo e acesso para o deslocamento das famílias que ali serão colocadas.
Kits de irrigação serão doados pela entidade paulista e inicialmente a produção irá direcionar para a merenda escolar, hospital e as famílias dos produtores. O ideal não é só a geração de renda que o projeto irá trazer, mas o aprendizado, a economia e a qualidade de vida das famílias que participarão do projeto.
Mudas para Melhorar a Produção - Com recursos já reservados pelo prefeito Luciano Araújo Mascarenhas, a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, pode recriar o Viveiro de Mudas de Café em Morrinhos, foi o que informou o Secretário Mateus Cruz. Naquele Distrito existia um criado pelo saudoso prefeito Tonhe Gordo e a gestão passada matou este projeto e abandonou os pequenos produtores de café do município.
Para Mateus “Nos últimos anos a nossa lavoura vem diminuindo e se continuar assim irá acabar e Luciano tem este legado do pai, fazer o bem para todos”. Outro viveiro de mudas florestais será implantado para ajudar o reflorestamento não só das nascentes dos rios, mas principalmente para o reflorestamento da barragem de Morrinhos e o Rio das Mulheres. “não vim para a secretaria para ter status de secretário, vim para trabalhar, ajudar o homem do campo e fazer o governo juventude em ação acontecer de forma firme junto ao produtor”, concluiu Mateus Cruz.
Luz Água e Estradas para Todos - Com o governo Federal, o programa Luz Para Todos, chega a Jacutinga, outras localidades que tem seus projetos ou até mesmo as que não foram feitos ainda, o secretário Mateus Cruz, alerta para procurar a associação ou a secretaria visando se informar e fornecer dados para que sejam levados ao comitê do programa para verificação de andamento dos projetos. No governo Estadual o programa Água Para Todos já beneficiou famílias da Pimenteira e Lagoa Nova, com as caixas feitas pela Cerb na parceria das Associações de Moradores.
Poções tem na média 976 kms de estradas vicinais, hoje com poucos recursos, máquinas, equipamentos e homens, já atingimos em três (3) meses de governo a marca de 250 kms de recuperação das estradas, é pouco disse Mateus, mas ao concluir a região do Tarugo no mês passado, o trabalho irá aumentar com a chegada da patrol que está sendo reformada pelo prefeito Luciano Mascarenhas e a meta é chegar aos 100% até o final de junho.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções).