De acordo com a médica veterinária, Sandra Passos, responsável técnica do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o último caso registrado de animal contaminado pela raiva, ocorreu em 2005.
PRÓXIMAS AÇÕES - Na segunda quinzena de abril, 15 agentes de saúde visitarão as localidades da Zona Rural como Sucupira e Pau Grande. De acordo a veterinária do CCZ, Sandra Passos, a iniciativa é uma ação complementar, que visa dar suporte às comunidades que ficam distantes dos postos de vacinação antirrábica. Ainda segundo Sandra Passos, o Município participará da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica, prevista para acontecer de 8 de setembro a 20 de outubro. Ela afirma que, independente das campanhas de vacinação de combate a raiva, é possível imunizar os animais durante todo o ano nos postos de saúde.
Na sede, as pessoas podem vacinar os bichos, nas unidades de saúde dos bairros Camaçari de Dentro, Gleba B, Gleba E, Gravatá, Nova Aliança, Novo Horizonte, Nova Vitória e Piaçaveira, e Parafuso. Já na orla, a imunização está disponível nos postos de Parafuso, Vila de Abrantes, Jauá, Arembepe, Barra de Pojuca, Monte Gordo, e Barra de Jacuípe. Os atendimentos acontecem às sextas-feiras, das 8h às 16h30.
A raiva é uma doença fatal, que afeta o sistema nervoso e pode ser transmitida por meio da saliva, arranhões ou qualquer tipo de agressão. A doença se manifesta de duas formas, a furiosa, quando o animal fica arisco e ataca às pessoas, e a silenciosa, com a procura de lugares escuros e vazios para se refugiar. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari).