Zona norte de Ilhéus é beneficiada com a implantação de novo Posto da dengue

Ilhéus dá um importante passo na luta contra a dengue no município e avança na expectativa de reduzir, consideravelmente, os índices endêmicos da doença na cidade, por meio da otimização do atendimento às pessoas com sintomas suspeitos e de novas ações de campo. Depois do Pronto Atendimento Avançado para atendimento exclusivo de dengue, instalado na área pediátrica do Hospital Geral Luís Viana Filho, a Prefeitura de Ilhéus implantou nesta segunda-feira, dia 16, outro Posto Avançado no bairro do Malhado, zona norte da cidade.


O Posto já se encontra em funcionamento e possui toda a estrutura necessária para tratar dos casos suspeitos da doença, inclusive para a realização dos exames laboratoriais que detectam a doença. Além da sala de triagem, o Posto conta com consultório médico para avaliação dos pacientes, setor para coleta de sangue e duas áreas destinadas à hidratação. O Posto funciona das 7 da manhã às 19h e está localizado na Rua Severino Vieira. A equipe é formada por médico, enfermeiros, técnicos de laboratório e de enfermagem.

Também na tarde da última segunda-feira, foi realizado treinamento com toda a equipe que atuará no PA. O local, além de prestar atendimento e coleta de sangue para exames laboratoriais – que serão feitos na Coci, como forma de agilizar a detecção da doença –, também realizará o encaminhamento dos casos mais acentuados para os Hospitais da cidade. “Os Hospitais São José, São Jorge e Regional já possuem vagas nos leitos específicas para os pacientes vindos desta unidade, que dará todo o suporte ao paciente, inclusive no que diz respeito ao transporte”, salientou a coordenadora da Atenção Básica responsável pela zona norte e oeste, Juliana Pacheco.

A implantação do Posto de Atendimento no Malhado foi uma das estratégias encontradas pelo governo municipal como forma de desafogar e descentralizar o atendimento nos hospitais e no PA montando no Regional, garantindo que a população da zona norte fosse beneficiada. “Trata-se de uma área bastante populosa e que precisa de uma atenção especial”, afirmou o prefeito de Ilhéus, Newton Lima. Assim como na zona norte, o objetivo da Prefeitura é instalar outro ponto de atendimento para contemplar a parte sul da cidade. “Nossas solicitações já foram entregues ao secretário de saúde do Estado, Jorge Solla, e esperamos que dentro, em breve, possamos implementar novas ações no município”, reforçou a secretaria de Saúde de Ilhéus, Marleide Figueiredo.

Mutirões – Dando continuidade às atividades de campo desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde como forma de conter o índice de infestação do mosquito em áreas onde esse número está sendo considerado acima da média, os bairros Nossa Senhora da Vitória e Salobrinho recebem nesta quinta-feira, dia 19, a presença da equipe do Departamento Vigilância à Saúde para a realização de mutirão de limpeza. A iniciativa, que também recebe o apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, tem o objetivo de realizar um diagnóstico do saneamento da área, além de atividades educativas, limpeza de córregos e valas, e recolhimento de depósitos. No sábado, dia 21, a Secretaria de Saúde realiza controle vetorial no Alto da Boa Vontade. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus).