Itabuna tem plano para qualificar e profissionalizar a Guarda Municipal

Como representante do prefeito Capitão Azevedo na abertura do I Fórum Baiano de Segurança Pública Municipal, um evento que reuniu representantes de diversos municípios da região, no auditório da FTC, o secretário de Administração, Gilson Nascimento anunciou o programa do governo visando qualificar, profissionalizar e operacionalizar a Guarda Municipal de Itabuna. A unidade hoje tem um efetivo de 249 homens e mulheres concursados, mas ainda sem treinamento adequado e operando com 94% do seu efetivo na área de proteção patrimonial, além de 2% atuando na área administrativa e 4% na supervisão e assessoramento.


Lembrando que a guarda municipal era o refúgio de pessoas sem qualificação e contratadas de forma temporária pelos prefeitos do passado, Gilson Nascimento diz que esta situação não mais existe uma vez que todo o efetivo é constituído de servidores aprovados em concurso público. Na proposta implementada pelo governo municipal a cidade será dividida em quatro grupamentos, que vão operar com apoio de veículos, motos e sistema de monitoramento de vídeo do patrimônio do município.

Com o novo modelo, 30% do afetivo passará a atuar na proteção patrimonial, 2% no segmento administrativo, 8% na supervisão e assessoramento, ficando 10% disponibilizados para operar em serviços ambientais, 20% na fiscalização do trânsito e de obras, 12% na proteção aos serviços educacionais, 12% na defesa civil e 6% em treinamento e capacitação permanente.

O secretário anunciou ainda que além do projeto de treinamento do pessoal de acordo com a Matriz Curricular Nacional para Guardas Municipais que estabelece 450 horas de formação, o governo municipal estuda a implantação de um centro de treinamento que deverá ser construído na Usemi. “A idéia é transformar a guarda municipal numa prestadora efetiva de serviços e que em função da condição de pólo regional exercida por Itabuna, poderá servir para treinar e qualificar profissionais de outros municípios da região”, complementou Gilson Nascimento.

Como parte da estratégia de reestruturação da guarda municipal, o governo municipal já licitou a compra de fardamento e vem elaborando o projeto de treinamento e qualificação do seu efetivo. Uma outra proposta é a implantação de um núcleo de inteligência da Guarda Municipal, que cuidará da elaboração de projetos e ações.

Fórum - Representantes de Itabuna, Ilhéus, Valença, Teixeira de Freitas, Jussari, Itajuípe, Buerarema e outros municípios participaram ontem, dia 17, do I Fórum Baiano de Segurança Pública Municipal. O prefeito capitão Azevedo, em função de uma audiência com o ministro da Saúde,em Salvador,foi representado pelo secretário de administração Gilson Nascimento.

A solenidade de abertura teve as presenças do vice-prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, do presidente da Câmara de Ilhéus, Jailson Nascimento e do vereador Wenceslau Junior, além dos palestrantes coronel Gilberto Santana, delegado Ananias Nascimento e do coordenador nacional de Promoção da Segurança Municipal (Prosem), Marcos Vinícius Oliveira. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).