Itabuna incluído no Projeto um Computador por Aluno

Como resultado da última reunião da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime ) e representantes do Ministério da Educação em Salvador, o secretário de educação Gustavo Lisboa anuncia a inclusão do município de Itabuna no Projeto um Computador por Aluno (UCA). Na oportunidade foi autorizada a cessão de 436 laptops para alunos da rede municipal e discutida a proposta para construção de mais quatro creches.

Segundo o secretário, os equipamentos desta etapa do UCA serão destinados para um projeto pedagógico voltado ao ciclo da adolescência, que atende a alunos na faixa dos 12 a 14 anos. O UCA ambém será estendido para o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), voltado a uma faixa etária superior a 15 anos.
Para Gustavo Lisboa a equipe técnica da SEC estuda a possibilidade de criação de softwares específicos para professores que atuam nesse segmento. A idéia é produzir aplicativos didáticos adequados ao modelo baseado nos ciclos de formação humana da SEC e à realidade regional.
Uma outra conquista importante, foi, segundo ele, a inclusão de Itabuna no Plano de Ações Articuladas do MEC, a liberação de mais quatro creches municipais com capacidade para 500 alunos e que serão implantadas com recursos do Proinfância. Até 25 de março os projetos deverão ser encaminhados para avaliação e captação de recursos.
Além de cuidar da elaboração do projeto de engenharia, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) também estuda a localização dos terrenos de acordo com as demandas da SEC. Para Gustavo Lisboa essas quatro novas creches vão significar uma verdadeira revolução no que diz respeito ao atendimento e aumento da oferta de vagas em educação infantil.
Hoje, a SEC opera sete creches, das quais três unidades conveniadas e com as quatro novas unidades que serão implementadas, o secretário acredita que simplesmente será duplicada a capacidade de atendimento nas creches da própria rede municipal, que vai poder oferecer um maior número de vagas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).