Rede de Ensino de Itabuna inicia registro eletrônico

Os investimentos em tecnologia que estão sendo feitos na Rede Municipal de Ensino de Itabuna e o início do registro eletrônico a partir da implantação e funcionamento do Sistema Íris, que vai permitir a informatização e interligação em rede de todas as escolas municipais, está colocando o município em situação de vanguarda. A previsão da Secretaria da Educação é implantar, neste ano, antenas de internet via rádio em 100% das unidades escolares.

A partir de agora, as informações relativas a vida educacional do aluno - frequência, aproveitamento das disciplinas e rendimento no processo de ensino e aprendizagem - não serão mais feitas manualmente, mas sim de maneira informatizada que permitirá aos professores da rede, de qualquer computador instalado na escola, ou de seu equipamento pessoal, acessar o sistema e lançá-las em tempo real.

“Isto é um avanço tecnológico que coloca Itabuna em situação privilegiada entre as redes públicas de ensino do Norte/Nordeste brasileiro”, enfatiza o secretário da Educação, Gustavo Joaquim Lisboa. Ele acrescenta que a entrada em operação do Sistema Íris terá um impacto bastante significativo em todas as ações da Secretaria da Educação, a exemplo da criação do Índice de Eficiência da Escola Pública (IEP).

Gustavo explica que, a partir da inserção dos indicadores para o acompanhamento da aprendizagem na rede, a SEC terá condições de planejar melhor as ações de intervenção para a melhoria da qualidade social da Educação oferecida ao cidadão itabunense. O secretário ressalta que o Sistema Íris também permitirá um melhor acompanhamento do desempenho da escola já que, através do IEP, a escola será avaliada pela comunidade escolar a partir de sete dimensões: aluno, professor, infraestrutura, alimentação escolar, projetos político pedagógico, gestão e financiamento.

Durante a apresentação do programa aos assessores da Secretaria da Educação, em encontro realizado na semana passada na Casa do Educador, Gustavo fez questão de elogiar o desempenho da equipe técnica pedagógica da SEC que, com bastante competência, desenvolveram todo o arcabouço que fará parte do sistema eletrônico de avaliação, dispensando a contratação de mão de obra terceirizada. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).