Itajuípe amplia em 50% número de professores com curso superior

Referência na área de educação entre os municípios sul-baianos, Itajuípe encerrou, na tarde de terça-feira (17), a sua jornada pedagógica 2009 e pôde comemorar os avanços conquistados nos últimos quatro anos. O município conseguiu ampliar em 50% o número de professores com curso superior. "Quando assumimos o governo, em 2005, mais de 70% do quadro de professores não possuía o nível superior", afirmou o prefeito Marcos Dantas na abertura da jornada.

Para conseguir bons resultados, a prefeitura firmou parcerias com duas faculdades privadas e uma universidade pública, a UESC. Com a FTC e UNIUBE, do ensino privado, a prefeitura garantiu parte do pagamento das mensalidades dos professores. Com toda a sua vida estudando em escola pública, o prefeito usou meios para motivar os professores, garantindo ganhos econômicos com a validação do plano de carreira.
"Estudei toda a minha vida em escola pública, sei da importância de valorizar os profissionais de ensino", disse Marcos Dantas. O prefeito aproveitou a jornada para levar boas notícias para os professores. Ele anunciou para mais de 200 profissionais de ensino a aplicação, já em 2009, do Piso Salarial Nacional. Pelo projeto do Ministério da Educação, só dois terços serão obrigatoriamente agregados aos salários em 2009. A integralização total ocorre só em 2010. "Nós nos antecipamos e integralizamos já",confirmou Dantas.
VALORIZAÇÃO ECONÔMICA - Ele confirmou ainda o envio de um Projeto de Lei à Câmara Municipal ampliando a gratificação, de 5% para 10%, dos professores da sede - um ganho de 100% que equipara às conquistas econômicas dos educadores que atuam no meio rural. Com o estímulo à participação da sociedade, e pelos projetos desenvolvidos, Itajuípe foi apontada pela associação que congrega os municípios regionais como referência em educação.
Com o tema Diálogos na Educação e o Direito de Aprender de Todos e de Cada Um, a jornada pedagógica 2009 de Itajuípe teve início na segunda-feira(16) com uma palestra do educador Antônio Charles Santiago, mestre em ciência política pela PUC de São Paulo. Na terça-feira, nove oficinas pedagógicas voltadas para os professores da educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos foram ministradas na Escola Polivalente.
A secretária de Educação, professora Márcia Lima, coordenadora do exitoso projeto educacional itajuipense, ressaltou a importância da participação dos professores na Jornada Pedagógica. "Eles saem da jornada com os horizontes ampliados pelo nível das discussões e do conhecimento de novas práticas pedagógicas". Segundo ela, a meta é garantir a construção de uma educação pautada na qualidade social, "a qual se consolida na garantia do direito de aprender de toda criança, adolescente, jovem e adulto". (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itajuípe).