Ilhéus, a cidade romance do Brasil, tem muita história para os visitantes

Visitar a cidade romance do Brasil e a mais morena da Bahia é mergulhar em um universo de cultura e paisagens paradisíacas. Ilhéus, com seus casarões que marcaram uma época de muita prosperidade e suas praias de água de água morna e areia fina, entre tantas outras atrações, oferece uma infinidade de opções para o turismo e o lazer.

O município está localizado em uma das áreas de melhor preservação da Floresta Atlântica, graças à cultura do cacau, que dependia da preservação da mata para se desenvolver. O ecoturismo e o turismo rural oferecem opções de lazer fora do centro da cidade, como caminhadas e cavalgadas, conhecendo a exuberante Floresta Atlântica, além de visitar fazendas de produção de cacau e passear pelos rios e cachoeiras da região.
Ilhéus conta também com uma estância hidromineral, localizada no distrito de Olivença, uma antiga vila indígena a apenas 18 km do centro da cidade. Uma fonte de água limpa e medicinal jorra sem parar, oferecendo benefícios para a saúde de todos que a visitam. A terra do romancista Jorge Amado tem o poder de seduzir todos os visitantes, a começar por suas construções - testemunhos vivos da história do lugar. São maravilhosos casarões, igrejas e monumentos que retratam diferentes estilos arquitetônicos, entre o colonial do tempo das capitanias, como o Palácio Paranaguá, o neoclássico, a exemplo da Catedral de São Sebastião e o neogótico, como o belíssimo Convento e Igreja de Nossa Senhora da Piedade, entre outros.
INFRA ESTRUTURA - Até mesmo para aqueles que vão a trabalho, a cidade morena oferece o que há de melhor, tornando o turismo de negócios também seu ponto forte. Ilhéus conta com um centro de convenções e uma boa rede hoteleira, estruturada para atender diversos tipos de eventos, com todo conforto e segurança, além de ótima infra-estrutura de transporte, telecomunicações, informática, multimídia e tudo mais que um acontecimento precisa para obter sucesso.
Entalhada em mármore de Carrara e em estilo neoclássico do início do século XX é a estátua de Safo, um patrimônio histórico em Ilhéus. Safo foi uma poetisa grega, a primeira mulher que lutou por direitos iguais entre o homem e a mulher numa Grécia machista, cuja democracia só privilegiava os homens que se dedicavam ao pensar. Safo compôs poemas pessoais e apaixonados. Cultivava a lírica amorosa de toque erótico. A peça é rara, bonita e desperta a curiosidade dos estudiosos.
E como conhecer a culinária de um lugar que se visita também faz parte de todo e qualquer roteiro turístico, a gastronomia de Ilhéus é mais uma de suas deliciosas atrações. São uma diversidade de sabores, que além da culinária baiana tradicional e da fartura de frutos do mar, oferece ainda outras excelentes opções de cardápio, como a cozinha japonesa, italiana, francesa, entre outras.
LITORAL - E se a sua praia é outra, Ilhéus conta com um dos mais belos litorais do Brasil. Com cerca de 100 km de praias, algumas com aparência ainda selvagem, este pedaço do litoral baiano representa locais perfeitos para os mais variados tipos de atividades aquáticas, desde o banho até a prática de surf. Neste paraíso, o sol está presente quase o ano inteiro e a água do mar apresenta sempre uma temperatura agradável. Na parte norte da cidade, as praias de São Miguel e a Praia do Norte são grandes opções. A primeira, também conhecida como praia da Barra, tem como atrativo uma vila de pescadores junto à areia. Com vasto coqueiral, águas calmas e estrutura de barracas, é uma boa opção para relaxar, ficando a apenas 5 km do centro de Ilhéus.
Já a Praia do Norte, é selvagem e bastante extensa, quase 50 km, é mais indicada para a prática de atividades diversas: caminhada, banho, ciclismo, surf e pesca. Sua paisagem mescla coqueiros com Mata Atlântica nativa, ficando a 6 km do centro. A Praia da Avenida é a praia mais central de Ilhéus, e depois de ter passado por uma grande obra para tratamento de suas águas que banham areias soltas e douradas, propicia lazer e beleza aos turistas como as demais praias do município.
Ilhéus é sem dúvida um destino inesquecível em qualquer época do ano, facilitando as férias de qualquer um, tanto por seu clima quanto por seus atrativos. A cidade é o terceiro pólo turístico da Bahia, berço e fonte inspiradora dos romances de Jorge Amado, por isso, terra de Gabriela, Cravo e Canela. Ilhéus é um verdadeiro manancial para quem deseja enriquecer seus conhecimentos de história e cultura, e ao mesmo tempo, relaxar, divertir-se e ter momentos memoráveis para contar depois.