Consórcio Costa dos Coqueiros leva demandas a Lula

As demandas do Consórcio Intermunicipal da Costa dos Coqueiros (CICC) serão levadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no próximo dia 10, durante o encontro do presidente com prefeitos, em Brasília. A construção da carta com as demandas foi uma das pautas aprovadas na reunião do Consórcio, na última quinta-feira (5), em Lauro de Freitas. Os prefeitos também vão convidar o presidente a participar do 1º Seminário Nacional de Consórcios Municipais.

"As questões de segurança pública, meio ambiente e saneamento estão entre as nossas demandas que só podem avançar com medidas macro e apoio do governo federal", afirmou Moema Gramacho, prefeita de Lauro de Freitas e presidente do Consórcio até março, quando passa o cargo para o prefeito de Mata de São João, João Gualberto.
O Consórcio Costa dos Coqueiros, um dos primeiros oficializados no país, é formado por nove municípios – Entre Rios, Conde, Dias D"Ávila, Camaçari, Rio Real, Jandaira e São Sebastão do Passe, além de Lauro de Freitas e Mata de São João, abrangendo uma população estimada em 700 mil pessoas. Na reunião de hoje foi aprovada a adesão de Pojuca e Esplanada.
Moema, que transfere o cargo durante seminário do Consórcio, em março, destacou como "muito positiva" a atuação do CICC para os municípios, principalmente quanto ao estudo de saneamento ambiental, realizado pela Ufba. "Com as informações levantadas, nossos municípios poderão cumprir o prazo do Ministério das Cidades para apresentar o Plano Diretor de Saneamento até 2010". Ela também destacou a formalização legal do Consórcio entre suas ações.
João Gualberto, que já presidiu o Consórcio no período de 2005 a 2007, agradeceu a nova oportunidade de gerir a entidade. "Hoje o Consórcio está consolidado e com certeza temos uma maior representatividade tanto no Estado quanto junto ao Governo Federal". Além de Moema e Gualberto, a reunião contou com a presença da prefeita de Dias D´Ávila, Andréia Sampaio, e dos prefeitos Antonio Eliud, do Conde, Luiz Caetano, de Camaçari, e Giorlando Batista, de Esplanada. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Lauro de Freitas)