Ilhéus ganha “motolância” para dinamizar atuação do Samu

A partir da primeira semana de abril, Ilhéus passa a contar com mais um importante suporte no atendimento realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192). Ilhéus foi um dos municípios baianos contemplados pelo Ministério da Saúde com uma “motolância”. Além de permitir maior agilidade no atendimento às vítimas, o veículo aumenta a excelência no atendimento, diminuindo consideravelmente as chances de sequelas, complicações, tempo de internação e até de reabilitação.

A motocicleta, do tipo trail, de 250 cc, já se encontra na sede do Samu em Ilhéus e deve entrar em operação durante o feriado da Semana Santa. De acordo com a chefe de Enfermagem do serviço, Carla Cristiane Almeida, durante o período de adaptação do veículo às condições de trafego da cidade – que deve durar em torno de três meses – o veículo funcionará das 7 da manhã às 7 da noite, somente nos fins de semana e feriados. “A condução da motolância será feita por técnicos de enfermagem que já integram a equipe do Samu e atendem a todos os requisitos necessários solicitados pelo MS, como Carteira Nacional de Habilitação (categoria A), curso obrigatório para capacitação de Condutores de Veículos de Emergência e experiência em pilotagem no mínimo de um ano, entre outros requisitos”.

Sobre a moto, Carla explicou que se trata de um modelo cuja potência permite alcançar velocidades seguras fazendo com que o tempo de chegada diminua cerca de três a cinco minutos, comparado ao tempo percorrido pelas ambulâncias. “Por meio da intervenção rápida, o técnico e condutor prestará os primeiros socorros, enquanto espera a chegada da ambulância, que também será acionada. A ideia é otimizar o atendimento e garantir que mais vidas possam ser salvas. Desta forma, a “motolância” pode ser vista como uma grande solução para locomoção mesmo em condições de tráfego ruim e também para difícil acesso em áreas remotas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)