Cursos promovem capacitação para mulheres de Casa Nova

Ampliar a capacitação local, combater a exclusão social, gerar emprego e contribuir para a melhoria de vida da população a partir da capacitação profissional são os principais objetivos da Escola de Corte e Costura Maria Inês Santos Viana, em Casa Nova. Fundada desde a cidade velha, há mais de 50 anos, a escola oferece aulas gratuitas de corte, costura e bordado.

Atualmente, a instituição atende 30 pessoas, que são acompanhadas e orientadas por professoras altamente qualificadas. De acordo com a diretora da escola, Cristina Pereira, os alunos aprendem a confeccionar diversos modelos de roupas de maneira rápida e prática. “A escola de corte e costura, é uma unidade de formação profissional, coordenada pela Secretária Municipal de Assistência Social. Aqui as alunas aprendem a produzir roupas em malhas, couro, fantasias e fardamentos”, destaca a diretora que também já foi aluna da instituição.

Em 2009, a escola se consolidou com a aquisição de mais oito máquinas industriais (overlock, galoneira e reta), hoje a instituição conta com 13 máquinas em funcionamento. Os uniformes da creche da cidade, dos vigilantes, garis e roupas de festas comemorativas são confeccionados na casa. (Prefeitura de Casa Nova)