Produtores de cacau recebem kits tecnológicos em Jequié

A Prefeitura de Jequié distribuiu, a produtores de cacau do Município, 50 kits de enxertia e 30 mil sementes para produção de mudas resistentes ao mal de facão, durante a apresentação do calendário de atividades da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, relativas a 2010. Esse trabalho é resultado do Termo de Cooperação Técnica assinado, no ano passado, pelo prefeito Luiz Amaral e pelo Superintendente Regional da Ceplac, Antônio Zózimo, que permite o desenvolvimento de ações conjuntas em torno do plano de desenvolvimento da lavoura cacaueira, que envolve outros parceiros como EBDA, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Federação da Agricultura do Estado da Bahia.

O secretário Walter Sampaio Filho falou do compromisso do prefeito Luiz Amaral com a zona rural. “A Prefeitura já fazendo sua parte, com a distribuição de insumos, oferecendo cursos para que o produtor tenha uma maior capacidade de gerenciamento e organização de suas fazendas; dando assistência técnica; buscando ampliar a participação do Banco do Brasil, do Banco do Nordeste e da Ceplac, no dia a dia de vocês”, comentou. Informou ainda que está decidido o início do programa de recuperação das estradas vicinais para permitir o escoamento da produção.

Em 2009, a Prefeitura de Jequié e a Ceplac promoveram ações que permitiram a capacitação de 150 agricultores na aplicação do manejo integrado no cultivo do cacaueiro. Para o secretário Walter Sampaio, a distribuição de 500 hastes de clones autocompatíveis (CCN – 51, CCN – 10, PH – 16 e SJ – 02), em kits de 10 hastes para agricultores capacitados em enxertia, poda e coleta de amostras de solos pelos técnicos da Ceplac, representa um avanço para o projeto de recuperação da lavoura de cacau e coloca à implantação de uma unidade demonstrativa para pesquisas na área de cacau irrigado no semi-árido de Jequié, como outra importante conquista. (Prefeitura de Jequié)