Prefeitura quer melhorar atendimento à população

Melhorar o funcionamento operacional da máquina administrativa, reduzir o número de filas diárias em diversos setores no âmbito municipal, economizar os recursos gastos com materiais de expediente, mais controle na arrecadação e aplicação do dinheiro público, atender as normativas dos tribunais de contas, criar banco de dados unificado e centralizado com cadastro único de pessoas, além de mais cidadania, transparência e controle social. Estes foram alguns dos principais pontos apresentados aos servidores da Prefeitura de Ilhéus pelo consultor da empresa Elotech, Marcos Agulham, sobre o curso de capacitação em gestão pública continuada a ser implantado em cada secretaria ainda neste semestre.

O consultor em sistema de gestão explicou que com a instalação do programa o servidor será reeducado no seu trabalho diário e promoverá reestruturação no serviço público. “Com isso, ele fará mais agilidade na emissão de documentos diversos e ao mesmo tempo a máquina administrativa tem um ganho em torno de 30% com a emissão de processos. Para isso, é necessário capacitar equipes que tenham conhecimentos em gestão de informações”.

Marcos Agulham assegurou que o treinamento dos usuários sempre é realizado no próprio ambiente de trabalho, “o gera economia de recursos e produtividade. A capacitação será aplicada em três etapas. O programa funciona com os principais bancos de dados comerciais e “open source” do mercado, propicia a implantação de “datawarehouse”, além de permitir que o usuário altere e crie relatórios”.

Ao mostrar o que a prefeitura ganha com sua implantação, o consultor em sistema de gestão garantiu que “num curto espaço de tempo as secretarias ligadas a Recursos Humanos, elaboração de folha de pagamento, compras e licitações, almoxarifado, patrimônio, frotas e veículos, tributação municipal, controle financeiro e interno, arrecadação e relatórios da lei de responsabilidade fiscal mostrarão resultados positivos”.

A exposição de motivos aconteceu no salão de reuniões do Palácio Paranaguá, com a presença de representantes das secretarias de Educação, Finanças, Governo, Administração, Esporte, Indústria e Comércio, Meio Ambiente e Turismo. Participaram ainda da reunião servidores que trabalham nos setores de contabilidade, tesouraria, protocolo e controle de processos, auditoria e de compras “que ficaram entusiasmados com a nossa explanação no que diz respeito em melhorar o funcionamento da máquina administrativa”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)