Municípios podem ser contemplados em programas culturais

Municípios interessados em participar de eventos culturais poderão se inscrever até esta sexta-feira, 16 de abril, em dois prêmios direcionados ao setor - Prêmio Asas Cultura Viva 2010 e Prêmio Cultura e Saúde. Além destes, outro evento é o Prêmio Pontinhos de Cultura. Este terá as inscrições abertas até o dia 22 de abril. Esta é a segunda edição do prêmio Asas Cultura Viva 2010. O prêmio destina R$ 2,4 milhões para premiar 30 entidades civis sem fins lucrativos que forem selecionadas. O objetivo é contribuir para a promoção do desenvolvimento autônomo das atividades dos Pontos de Cultura e o avanço do processo cultural da rede de Pontos.

Já o Prêmio Cultura e Saúde deve selecionar 120 iniciativas culturais desenvolvidas por entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos. Estas, devem atuar no campo sócio-cultural e ter como itens de suas atividades a promoção da Saúde e a prevenção de doenças. Além destes, deve comprovar que atua na educação popular para o cuidado em Saúde há pelo menos dois anos.

Prêmio Pontinhos de Cultura - Outros prêmios também poderão ser concedidos a entidades sem fins lucrativos, legalmente constituídas e a instituições governamentais municipais, estaduais e distritais. Todos devem atuar na área sócio-cultural-artístico-educacionais direcionadas à Crianças e Adolescentes, ou estar envolvidos em parceria com escolas, universidades públicas ou demais instituições.

As instituições vencedoras do Prêmio Pontinhos de Cultura que tiverem suas iniciativas contempladas, poderão receber um total de R$ 30 mil cada. O objetivo é promover uma política nacional de transmissão e preservação da Cultura da infância e da adolescência, por meio de projetos e ações que assegurem seus direitos segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) apoia estes projetos culturais por meio de divulgação. A entidade ressalta que esses programas estimulam a inserção de jovens e adolescentes na sociedade, além de proporcionar crescimento e desenvolvimento humano e social. (Fonte: CNM com informações do Ministério da Cultura)