Itajuípe engajada no combate ao vírus H1N1

A cidade de Itajuípe está engajada no combate ao vírus H1N1, que provoca a Gripe A ou suína. O município de 20.490 habitantes não apenas disponibiliza a vacina em todas as suas unidades de saúde, mas também procura conscientizar a população acerca da necessidade de se imunizar. Para que nenhum cidadão fique desprotegido, a Secretaria Municipal de Saúde vem realizando varreduras em áreas das zonas urbana e rural que estão descobertas de unidades de saúde.

Além de imunizar as pessoas, os profissionais da Secretaria de Saúde também tiram dúvidas sobre a Gripe A, tais como seus sintomas e riscos. Segundo a enfermeira Cíntia Lucilla, ainda existem mitos sobre a nova vacina que devem ser esclarecidos. “Ela é segura e possui efetividade de 95%, começando a agir depois de 14 dias da aplicação. Não foram registradas reações adversas sérias e há restrição apenas às pessoas alérgicas a ovo”, informou.

A campanha de vacinação contra a Gripe A foi iniciada em todo território nacional no último dia 22 de março e acontece até 21 de maio. A ação foi dividida em cinco etapas e vem sendo direcionada a grupos prioritários. Atualmente, o público-alvo são jovens com idade entre 20 e 29 anos, que devem procurar as unidades de saúde até o dia 23 deste mês. Entre os dias 24 de abril e 07 de maio, será a vez das pessoas com mais de 60 anos. E, em seguida, a população de 30 a 39 anos. Gestantes, independente do estágio da gravidez, podem tomar a dose em qualquer etapa. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itajuipe)