Ilhéus expõe projeto de recuperação do Aterro Sanitário em evento Internacional

O projeto de requalificação do Aterro Sanitário de Ilhéus, localizado em Itariri, foi pauta de uma das sessões de trabalhos do X Simpósio Ítalo – Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, realizado em Maceió (AL). O simpósio, que trouxe como tema central “Gestão de Resíduos: Desafios e Oportunidades”, foi promovido uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e teve como público-alvo gestores e técnicos de empresas de saneamento e recursos hídricos, estudantes e educadores ambientais.

Técnicas sociais que fazem parte do grupo de trabalho que coordena a recuperação do Aterro Sanitário de Itariri foram convidadas, após ter o trabalho aceito pela coordenação do evento, para mostrar os avanços da implantação do projeto em Ilhéus, e “de como uma ação bem articulada entre os governos federal, estadual e municipal vem garantindo sua execução”, afirmou a Coordenadora dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e técnica social do projeto, Maria Marta Lucas, que apresentou o trabalho juntamente com as representantes da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), Ana Cristina da Purificação e Marlene Borges, e com a técnica social da Prefeitura Municipal de Ilhéus, Emanuela Oliveira Spinola.

O trabalho “Gestão Socioambiental para requalificação de Aterro Sanitário e Inserção Social de catadores: a experiência do município de Ilhéus-BA” integrou um dos temas dos trabalhos orais do X Sipesa: “Educação e Recursos Humanos: formação, gestão e capacitação de pessoas e educação ambiental” e teve como principal objetivo mostrar como a cidade e a ação da Conder e da Prefeitura vêm possibilitando uma nova realidade para as famílias de catadores de lixo que, até então, moravam no local, e que têm a atividade como uma única fonte. “Além da construção de galpões e espaços adequados e de outras ações voltadas para a preocupação ambiental, requalificar também significa oferecer uma melhor qualidade de vida para os catadores e suas famílias”, afirmou Ana Cristina da Purificação.

O projeto de requalificação do Aterro de Itariri prevê a construção de galpões para o armazenamento do lixo selecionado pelos badameiros, além da remoção das famílias que, até então, residiam no local e que após uma ação realizada entre a Prefeitura e os catadores resultou no retorno dessas famílias para as suas casas ou para casas alugadas com auxílio do governo municipal. Outro objetivo do projeto prevê a recuperação dos mananciais que ficam no entorno do lixão, a exemplo da lagoa e do rio comprometidos em decorrência do chorume.

Na última semana, Ilhéus sediou o Encontro de Economia Solidária promovido pela Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, e que contou com as presenças do Presidente do Conglomerado de Cooperativas de Catadores de Salvador, Edson Cunha e do Superintendente Regional do Trabalho e Emprego da Bahia e chefe de Sessão de Economia Solidária, José da Boa Morte. Juntamente com as técnicas sociais de Ilhéus, eles visitaram o aterro e discutiram a possibilidade de promover na cidade um encontro entre Prefeitura Municipal, Conder e Cooperativas de Catadores de Ilhéus e de Salvador para promover a troca de experiência e o fortalecimento da cooperativa local, que ainda se encontra em fase de implantação. “A intenção da equipe é de continuar motivando os catadores a se organizar, e desta forma ter acesso a melhores condições de trabalho e de renda”, afirmou a técnica social Emanuela Spinola. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)