Profissionais aprendem a diagnosticar câncer infantil

Camaçari é o único município na Bahia a realizar curso de capacitação para diagnóstico precoce de câncer infanto-juvenil. O treinamento começa amanhã (19/03), na Cidade do Saber. São 220 profissionais entre agentes comunitários, médicos pediatras e das Unidades de Saúde da Família (USF), enfermeiros e assistentes sociais. O curso terá duração de quatro dias, sempre às sextas-feiras, das 8h às 17h. Os 220 profissionais vão ser divididos em três grupos. O primeiro vai atuar nas Unidades de Saúde da Família da Lama Preta, Parque Verde, Santo Antonio, Dois de Julho e Buri Satuba, além da UBS do Camaçari de Dentro.

A segunda equipe vai trabalhar na USF do Verde Horizonte e nas UBS’s do Parque Florestal, Gleba B e Gleba E. A terceira turma, composta também por diretores, coordenadores e supervisores, vai atuar nas USF’s de Barra do Pojuca, Cochoeirinha, Coqueiro de Monte Gordo, Ficam, Machadinho e a UBS de Monte Gordo. A última turma termina no dia 16 de julho. A capacitação vai possibilitar a identificação precoce de sinais e sintomas do câncer, que serão encaminhados ao Centro de Oncologia de Camaçari (Ceonc), localizado no Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde (Cuidar).

A iniciativa é resultado da parceria entre a Prefeitura, através da Atenção Básica, do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc), Fundação ABM de Pesquisas Científico-profissional da Área Médica (Fabamed) e o Instituto Ronald McDonald. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)