Maramata inicia hoje cadastramento de artesãos de Ilhéus

A Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) inicia segunda-feira (22) o cadastramento de todos os artesãos de Ilhéus. O objetivo é conhecer melhor sua produção, onde estão e residem e quantos profissionais exercem essa atividade no município. O cadastro acontece na seda da entidade, em horário comercial, situada no bairro Nova Brasília, prolongamento do bairro do Pontal. É necessário levar documentos pessoais, comprovante de residência e informar o que produz. O diagnóstico irá servir para que a entidade possa firmar convênio com o Instituto Mauá, em Salvador.

O presidente da Maramata, Antonio Olímpio, diz que é de extrema importância esse cadastramento para que possa trabalhar melhor as ações de promoção e apoio para os artesãos com a parceria com o município. “O cadastramento é uma forma de conhecer e manter contato com estes profissionais. Queremos proteger e promover a cultura do artesanato Ilhéus, além de valorizar os produtos aqui confeccionados”. Após o cadastramento, a Maramata estuda a possibilidade de realizar ainda neste semestre a I Feira de Artesanato de Ilhéus.

Peixe-boi” na Lagoa Encantada – Outra ação do presidente da Maramata é a implementação do projeto que prevê a repovoamento do peixe-boi na Lagoa Encantada e seu entorno, que dista cerca de 25 quilômetros do centro de Ilhéus. O povoado, situado na região norte do município, é envolto por estórias e lendas. A localidade integra uma Área de Proteção Ambiental (Apa) e chama a atenção pelo grande espelho d’água, pela mata nativa e beleza de suas cachoeiras. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)