Pescados das barragens de Glória já estão sendo consumidos pelas famílias rurais

Em Glória, a piscicultura, além de um importante fator gerador de emprego e renda, tornou-se uma alternativa alimentar para muitas famílias de produtores rurais, através do povoamento das aguadas públicas, realizada em 2009 nas comunidades Olhos D'água de Souza e Angico. As famílias já estão utilizando os peixes para subsistência como complemento alimentar.

"O projeto dos peixes aqui na barragem é muito importante, é uma melhoria para as famílias do povoado no sustento da casa, com um alimento de qualidade, sadio. A gente pode colocar as redes, pescar com os nossos filhos", declara o agricultor Reginaldo Ferreira de Sá, morador do Povoado Angico.

Os produtores rurais beneficiados estão capturando os pescados para consumo e comercialização, com peso de até 800 gramas, cada, resultado dos trinta mil alevinos de tilápia distribuídos para o cultivo em aguadas públicas e comunitárias no município de Glória pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através da Bahia Pesca em parceria com a Prefeitura.

O programa de povoamento de aguadas públicas comunitárias tem como objetivo potencializar o uso de reservatórios naturais pelas comunidades rurais que vivem no seu entorno. Para isso são aproveitados os alevinos que são criados nas sete estações de pisciculturas mantidas pela Bahia Pesca. Os alevinos ficam em berçários até atingirem a fase juvenil, e depois transferidos para os reservatórios, onde são acompanhados pelos técnicos até a fase em que podem ser capturados para o consumo.

A Prefeitura de Glória, através de projetos de grande alcance social, está buscando melhorar a vida dos pequenos produtores rurais, constituindo alternativas de renda e complemento alimentar das famílias do campo. "O programa é uma forma de busca de meios alternativos para o sustento do homem do campo", afirma a Prefeita Vilma Negromonte. (Prefeitura de Glória )