Ilhéus traça plano emergencial para melhorar estradas vicinais após as chuvas

Um plano de ação emergencial para melhorar as estradas vicinais que pioraram as condições de trafegabilidade nas últimas semanas após as constantes chuvas que ocorreram na zona rural do município, já está sendo traçado pela Secretaria de Agricultura, Pesca e Interior de Ilhéus. Depois de mapear a situação da malha viária do interior os trabalhos terão prioridades nas localidades do Japu, Maria Jape, Búzios (região da localidade rural de Santo Antonio), Lava-Pés, Itariri e Rio do Engenho. Estas foram as áreas mais atingidas pela chuva, causando uma série de prejuízos à população. O secretário Geerdshon Ribeiro garante que os serviços serão imediatamente iniciados após as chuvas darem uma trégua de 72 horas.

O secretário assegura que a força-tarefa já foi orientada pelo prefeito Newton Lima, com quem discutiu sobre o cronograma abordando os principais pontos de planejamento, para o início do mutirão. “Estabelecemos como prioridade as estradas de maior utilização para o escoamento agrícola e com bacia leiteira, bem como as outras usadas para o turismo rural. Além desses pontos estudamos ainda as que apresentam maiores problemas para o tráfego de veículos”.

A malha viária do interior de Ilhéus é extensa e complexa. O município possui aproximadamente 1.280 quilômetros de estradas vicinais, o equivalente a uma distância entre Ilhéus e o Rio de Janeiro. A manutenção é cara e, neste momento, o município tenta garantir condições de trafegabilidade até que sejam firmadas novas parcerias com o governo do estado que garantam a recuperação total destas estradas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)