Newton recepciona Lula e Wagner, nesta sexta-feira, em Ilhéus

O presidente Luís Inácio Lula da Silva e o governador Jaques Wagner serão recepcionados nesta sexta-feira, 26, às 15 horas, pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, na avenida Soares Lopes. Na oportunidade, o presidente irá assinar o edital para implantação da Ferrovia de Integração Oeste/Leste (FIOL), que ligará o Estado de Tocantins à Ilhéus, tendo como uma das principais finalidades o escoamento de minérios.

Para o prefeito de Ilhéus, a presença dos governos federal e estadual em Ilhéus dá a verdadeira dimensão dos rumos que a cidade está tomando. “Esta união mudará a história de Ilhéus. E o governo municipal tem feito a sua parte no sentido de preparar a cidade para a chegada dos investimentos que serão executados em parceria com o presidente Lula e o governador Wagner”, afirmou. Newton disse ainda que os primeiros sinais desta retomada econômica já se refletem nas pesquisas que posicionam Ilhéus entre as 300 cidades brasileiras mais dinâmicas para se investir. O município ocupa a 90ª posição deste ranking, segundo uma empresa multinacional.

A FIOL faz parte do Projeto Intermodal que será implantado na zona Norte de Ilhéus, e que inclui ainda a construção de um porto offshore e um aeroporto internacional, visando criar-se um núcleo de desenvolvimento sustentável no sul da Bahia, que durante décadas sofre sérios problemas de ordem econômica devido a praga vassoura-de-bruxa que dizimou praticamente a lavoura cacaueira, gerando desemprego, êxodo rural e inchaço das cidades.

Entusiasta do Projeto Intermodal, o prefeito Newton Lima não só destaca a importância da visita do presidente Lula e do governador Wagner nesta quinta-feira, como também ressalta o momento especial que o município atravessa, proporcionando a criação de centenas de vagas de emprego, e, consequentemente, gerando renda e impostos para os cofres municipais.

Entretanto, o prefeito faz questão de salientar outro aspecto que considera fundamental: os governos federal e estadual não podem esquecer de que o município de Ilhéus precisará de fortes investimentos nas áreas de transportes, saúde, educação, entre outros, para poder atender a demanda. “Um bom exemplo disso é a ponte Lomanto Júnior, que liga o centro da nossa cidade ao bairro do Pontal e toda a zona Sul, que, hoje, já não consegue escoar o trânsito normal diário, e neste último verão registrou congestionamentos imensos”, destacou.

Para Newton Lima, a construção de uma nova ponte é primordial para que o desenvolvimento que se pretende seja realmente uma realidade a curto prazo, “e durante a sua visita a nossa cidade, mais uma vez estarei solicitando do nosso presidente que se sensibilize com o pleito da nossa comunidade, principalmente dos segmentos ligados ao comércio a indústria”, finalizou. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)