Itambé encaminhou mais 600 pacientes para consultas e cirurgias oftalmológicas

A Secretaria Municipal de Saúde de Itambé aproveitou o máximo possível à passagem do Programa Saúde em Movimento pelos Municípios de Itapetinga e Gandu. 619 pacientes foram conduzidos para esses municípios pela Secretaria para realizarem vários procedimentos entre eles cirurgias de catarata e pterígio, além de consultas oftalmológicas.

No período em que esteve em Itapetinga, a Secretaria encaminhou 509 pessoas, sendo 135 só para cirurgias. Já em Gandú, foram 110 pacientes de Itambé, sendo 65 procedimentos cirúrgicos, um número considerado um sucesso pelo prefeito Moacir Andrade. “Não medimos esforços para aproveitar esta oportunidade; é gratificando ver em cada rosto a felicidade de quem está enxergando melhor, enxergando novas possibilidades”, comemora o prefeito.

O funcionário da Secretaria de Saúde, Aju Moreira, responsável por acompanhar os pacientes para os atendimentos, afirmou que a cada viagem a expectativa dos mesmos aumentava. “Foram dias gratificantes; foi muito bom ver os resultados positivos dos encaminhamentos que fizemos para Itapetinga e Gandu”, disse o funcionário destacando que a Secretaria de Saúde fez o possível para encaminhar o maior número possível de pessoas que necessitava de algum procedimento oftalmológico.

Além dos pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde, os alunos do Programa Todos pela Alfabetização (TOPA) de Itambé também foram encaminhados pela Secretaria Municipal de Educação, os quais também receberam os óculos gratuitamente. Atualmente, a equipe oftalmológica da Estratégia Saúde em Movimento conta com 140 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de sala e pessoal de apoio. Destes, 33 são médicos oftalmologistas de diversas regiões do país.

A Estratégia Saúde em Movimento já passou pelos municípios de Mortugaba, Caetité, Ituaçu, Itapetinga e Gandú, realizando mais de 88 mil consultas, mais de 10 mil cirurgias de catarata e quase 15 mil cirurgias de pterígio.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Itambé)