Saúde inicia aplicação de novo larvicida no combate à dengue

Cerca de 170 agentes de controle de endemias iniciaram, na terça-feira (02), a aplicação de um novo produto contra as larvas do Aedes aegypti, o Diflubenzuron (BPU), nas residências dos bairros Nova Ferradas, Fernando Gomes, Pedro Jerônimo, Nova Itabuna, Novo Horizonte, Califórnia, Santa Inês, Conceição e Corbiniano Freire. A primeira etapa da visitação abrangeu as áreas com maior incidência de focos.

O novo produto apresenta maior eficiência na eliminação das larvas do Aedes aegypti. É usado mundialmente e preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para água destinada ao consumo humano, por não comprometer a saúde. “A substância é inodora e insípida, além apresentar sua eficiência entre 5 e 10 dias”, explica o chefe da Vigilância Epidemiológica, Sandovaldo Menezes.

Profissionais da Secretaria Municipal da Saúde observaram, em quadro comparativo, que o pico das notificações de dengue ocorreu da 11ª a 16ª semana epidemiológica, o que compreende o período entre o meio do mês de janeiro e meados de março de 2009. Diante dessa análise, o planejamento elaborado para 2010 abrange um trabalho de visitação das casas que permita atingir a 12ª semana epidemiológica com cerca de 80% da cidade assistida com o novo tratamento.
“A Secretaria também solicita um esforço ainda maior da comunidade para a cobertura de caixas d’água, tanques e tonéis, já que nestes recipientes foram encontrados 85% dos focos da dengue”, destaca Menezes. A segunda fase da visitação vai envolver os bairros Santo Antônio, Monte Cristo, Nova Califórnia, Maria Pinheiro, Daniel Gomes, Lomanto, Sarinha, Jorge Amado e Sinval Palmeira. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)