Encontro pedagógico prepara educadores para o ano letivo em Barreiras

Com o tema “A escola cidadã” foi aberto na manhã do dia 02/03, no auditório do Hotel Solar das Mangueiras, o Encontro Pedagógico 2010. A acolhida aos professores, diretores e coordenadores do município foi feita pela secretária de educação de Barreiras, Maria do Carmo Ferraz. Ela enfatizou a importância do fortalecimento pessoal para enfrentar os desafios encontrados no decorrer do ano. Cerca de mil profissionais da área participaram durante todo o dia, das discussões que dão início a Semana Pedagógica 2010.

Maria do Carmo aproveitou a ocasião para falar sobre a mudança do calendário escolar que prorrogou o inicio das aulas do dia 03 para 22 deste mês. Ela explicou que a decisão partiu da secretaria da educação visando oferecer aos alunos melhores condições de ensino. “Muitas escolas do município precisam ser reformadas para proporcionar aos nossos alunos uma estrutura física adequada. Não fizemos os reparos antes devido a redução dos repasses de verbas à prefeitura. Precisamos equipar as escolas com um mínimo de conforto”, disse. Ela assegurou que o pedido foi aprovado pelo Conselho Municipal de Educação que entendeu as dificuldades financeiras enfrentadas pela atual administração e também, a necessidade de realizar as reformas e manutenções nos prédios escolares. “A nova data não irá comprometer os 200 dias letivos previstos pelo Ministério da Educação. Eles estão garantidos, usaremos os sábados letivos para realizar culminâncias de projetos e, desta forma, serem bem aproveitados”, falou.

Programação – O doutor em educação pela Unicamp e mestre pela UNB, Erasto Fortes Mendonca abriu o ciclo de palestras do Encontro Pedagógico 2010. Com o mesmo tema do evento, “a escola cidadã”, ele falou sobre a importância da participação do professor no processo educacional. Mensagem que foi assimilada com entusiasmo pela professora da Escola Municipal Palmira Farias, Edinólia de Matos, que há 10 anos atua como educadora. “É um momento de reflexão. São novos pensadores para a gente repensar nossa prática e nossa teoria e, desta forma, fazer um trabalho melhor no que se refere ao ensino e a aprendizagem”, disse.
Durante duas semanas os profissionais da educação continuam as discussões nas escolas em que atuam, dando prosseguimento a Semana Pedagógica 2010. (Prefeitura de Barreiras)