Participantes de curso de espeleologia têm aula prática

O curso de espeleologia realizado em São Desidério de 18 à 23, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo em parceria com a Agência de Turismo Bioma, reservou, além de teoria, aulas práticas aos 25 participantes. O evento ficou a cargo do Grupo de Estudos Ambientais da Serra do Mar (Gesmar) e da Trupe Vertical, ambos do estado de São Paulo filiados à Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE).

O final de semana foi escolhido para que os participantes vivenciassem os ensinamentos aprendidos durante as aulas teóricas. Partindo da sede de São Desidério, percorreram 23 km de estrada até chegar a uma trilha onde outros 500 metros foram vencidos. Com o auxílio de guias, chegaram até a Caverna da Beleza que possui aproximadamente 150 metros de projeção horizontal. Ali iniciaram-se as aulas práticas.
Para o participante Brásil Erasmo da Rocha que já visitou outras grutas a oportunidade foi mais que esperada. “A gente aproveita esse momento que é ímpar para colocar em prática o que foi aprendido durante a semana e adquirir mais conhecimento, é claro”.

Apesar de ser uma gruta de fácil acesso, o espeleólogo René de Souza atenta para os cuidados e as últimas coordenadas antes da turma encarar o desafio dentro da caverna. “Cada participante esta devidamente trajado com roupa adequada, capacete, iluminação e lanche.”

No interior da gruta os participantes foram divididos em grupos para realizarem o mapeamento da caverna e aprenderam o manejo com instrumentos utilizados na topografia. Ao final do primeiro dia de aula prática, todas as informações sobre tamanho, medidas, declives foram transformadas em desenhos que compõem o croqui de localização da caverna.

No sábado, 23, os trabalhos foram concentrados na Gruta da Palmeira, a três km da sede. No local foi realizado um treinamento sobre técnicas de produção de fotos dentro de caverna.

Até o momento São Desidério tem 147 grutas catalogadas e centenas de entradas para cavernas ainda não estudadas, cenário propício para a atuação da turma formada. (Fonte: Ascom de São Desidério)