Santa Casa de Itabuna é destaque com projeto Doulas

Uma solenidade realizada nesta segunda-feira (14) marcou o encerramento de mais uma turma do projeto Doulas Acadêmicas, que reúne universitárias de cinco diferentes cursos de saúde em atendimento às mulheres antes, durante e no pós-parto. Fundamentado no significado do termo Doulas como “mulher que serve”, o projeto é desenvolvido no Hospital Manoel Novaes e conta com turmas de 80 Doulas renovadas a cada seis meses. Iniciado em 2006, o projeto da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna é destaque no Programa de Humanização da Assistência Obstétrica e Neonatal do Ministério da Saúde.

Diretamente ligada à direção técnica do Hospital Manoel Novaes, através do médico Jaime Nascimento, as Doulas são assistidas pela gerência de enfermagem em parceria com as instituições de ensino superior da região. Inovador, o projeto Doulas Acadêmicas é único no interior da Bahia e envolve acadêmicas dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e Educação Física na atenção a mulher, família e recém-nascido. Com igual metodologia, técnicas de enfermagem em formação também atuam como Doulas no Hospital Manoel Novaes.

De acordo com o projeto, antes do parto, a Doula orienta o casal sobre o que esperar do parto e pós-parto, explica procedimentos comuns e ajuda as mulheres física e emocionalmente para a hora do parto. Durante o parto a Doula atua como um elo de ligação entre a equipe de atendimento, sendo médicos e enfermeiros, e o casal, ficando para o período pós-parto o acompanhamento da nova família, especialmente em relação à amamentação e cuidados com o bebê.

Utilizando o conhecimento adquirido nas faculdades e cursos de saúde aliado à experiência do ambiente hospitalar, as Doulas Acadêmicas são uma variação moderna da tradição de mulheres que “davam o resguardo” a mães de recém-nascidos. Com forte atuação na área de orientação e acompanhamento, as doulas não executam qualquer procedimento médico, não fazem exames e não cuidam da saúde do recém-nascido. “Ela não substitui qualquer dos profissionais tradicionalmente envolvidos na assistência ao parto. As Doulas, como o próprio nome diz, são as mulheres que servem”, declarou o diretor técnico do Hospital Manoel Novaes, Jaime Nascimento.

Para o provedor Renan Moreira, a importância do projeto estende-se ainda à humanização proporcionada dentro do ambiente hospitalar, bem como a consolidação da integração entre a Santa Casa de Itabuna e as instituições de ensino superior presentes na região. “As Doulas são o reconhecimento de que a Santa Casa de Itabuna, além de prestar assistência médica, destaca-se na formação dos futuros profissionais de saúde em nossa região”, declarou o provedor Renan Moreira. (Fonte: Ascom da Santa Casa)