Governo e Despertar valorizam o ensino da zona rural de Poções

Concurso realizado pelo Programa Despertar e a Secretaria Municipal de Educação de Poções, buscou a valorização e o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo professor do ensino fundamental da zona rural do município, tendo com objetivo o desempenho dos alunos, a capacitação pedagógica dos professores e a integração com a comunidade. O concurso teve três modalidades e os trabalhos foram julgados por uma banca examinadora, composta por membros da Secretaria de Educação. A entrega dos prêmios aconteceu na quinta-feira (9) nas escolas vencedoras de cada categoria.

Na categoria Desenho, o 1º lugar ficou com o aluno da Escola Municipal Abílio Ferreira Campos no Mulungú dois, Gustavo Sampaio Silva recebeu um certificado em vidro e ganhou um Micro System, o 2º lugar ficou com Marcos Santos Silva do Instituto Educacional Manoel Padre em Bandeira Nova e o 3º lugar a aluna Erica Novais da Silva da Escola João Chaves no Tarugo, eles ganharam um certificado em vidro. Já em Redação, o 1º lugar ficou para Luciano de Souza do Pólo Educacional Evando Mascarenhas no Roçado Grande, ele ganhou um certificado em vidro e uma bicicleta, no 2º lugar venceu Lilian de J. Souza e o 3º Dayane L. de Jesus, alunas do Instituto Educacional Manoel Padre em Bandeira Nova, cada uma ganhou um certificado em vidro. Na Experiência Pedagógica, a vencedora foi à professora Rosely Maria de Jesus Rocha da Escola Abílio Ferreira Campos no Mulungú dois, o seu trabalho irá ajudar em outros projetos educacionais e na aplicação da qualidade do ensino, ela ganhou um certificado em vidro e um Notebook.

Segundo o Coordenador do Programa Desperta, Rafael Brito, o convívio com as escolas, mudou com forma de fazer o despertar de todos, sendo um diferencial na formação dos alunos e na capacitação dos professores e concluiu, “a visão do gestor municipal na pessoa do prefeito Luciano Mascarenhas foi importante para o programa ao longo deste ano, mudando a vida de muita gente na zona rural. Hoje graças à ajuda do prefeito, o trabalho é reconhecido pelo Senar”, afirmou Rafael.

Presente a solenidade de entrega dos prêmios, a Coordenadora do Programa Despertar, Núcleo de Jequié, Renir Alves Melo, ficou encantada com o trabalho feito por Rafael Brito e o valioso apoio do prefeito Luciano Mascarenhas. Para ela, somente com investimentos, reconhecimentos, o trabalho feito pelos professores e a boa vontade dos alunos, resultou no destaque merecido do município perante os demais integrantes do núcleo. “Fico pensando, porque o gestor do meu município, não segue o bom exemplo de Poções, alem de aplicar a risca o programa, ainda oferece prêmios aos professores e alunos”, afirmou Renir.

Na entrega dos prêmios a surpresa foi geral: Gustavo ficou emocionado e em um leve sorriso, agradeceu a professora, diretora, colegas, família e o prefeito. Já a sua professora Isabel, disse que o prêmio representa muito, os desenhos feitos pelos alunos, são agora reconhecidos pelo valor que a direção da escola e o prefeito vêm oferecendo ao ensino de Poções. Surpresa mesmo ficou a professora Rosely, que pediu desculpas pela sala não está arrumada. Ela dedicou o prêmio as colegas, não só da sua escola, mas de todas as outras da zona rural. Por fim o aluno Luciano que levou a bicicleta, disse que estudar faz bem e deixa a pessoa cheia de conhecimentos. Ele agradeceu a escolha da sua redação e com carinho ao prefeito pelo presente antecipado de natal. Ainda na escola Abílio Ferreira, a diretora Edivanda de Jesus da Silva, agradeceu aos ganhadores por elevar o nível do aprendizado na escola e completou, ‘estou feliz por saber que o nosso trabalho vem sendo feito com dedicação e profissionalismo de todos os membros da escola, desafio aparece a cada minuto e a nossa força de vencer vem a cada segundo. Obrigado também a Rafael e o prefeito Luciano por acreditar no potencial do ensino da zona rural”, afirmou Vanda.

Para o prefeito Luciano Mascarenhas o trabalho de reforço feito pelo Programa Despertar é fundamental para o governo alcançar a qualidade deseja na educação e tudo será feito pelo governo para melhorar o programa. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções)