Mostra de Arte Sacra em Cerâmica integra programação do Natal da Cidade

Com argila (terra-cota), moldadas manualmente: assim foram feitas as obras que compõem a Mostra em Arte Sacra em Cerâmica que acontece na Casa da Rede de Atenção, localizada na Praça Tancredo Neves, até o dia 30 de dezembro, no horário das 11 às 18hs. A mostra é uma realização da Prefeitura Municipal, através Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e faz parte da programação do Natal da Cidade.

Composta por peças de nove aprendizes e de seu mestre – o artista plástico Gilvando Oliveira –, a exposição é fruto da Oficina de Cerâmica do bairro Bruno Barcelar, vinculada à Unidade de Inclusão Produtiva da Coordenação de Políticas Especiais de Inclusão Social que atende a 15 jovens em situação de vulnerabilidade social. Durante nove meses, nas tardes de segunda a sexta-feira, os aprendizes se ocuparam com as aulas de cerâmica e cidadania.

Gilvando escolheu as melhores peças de seus aprendizes, jovens entre 14 e 22 anos, que representaram a arte sacra e tradições natalinas, a exemplo do presépio. Cada artista buscou representar de maneira própria os santos e santas, como foi o caso dos Reis Magos, com características de São Francisco; outra peça com grande riqueza de detalhes é a representação de Nossa Senhora da Conceição.

O ARTISTA - Gilvando Oliveira, natural da comunidade remanescente de quilombo Ribeirão dos Paneleiros, município de Vitória da Conquista, começou ainda na infância a confeccionar brinquedos em cerâmica. Aos 11 anos de idade, foi trabalhar com o tio na produção de cerâmica de torno. Aos 17, passou a reproduzir em cerâmica obras e imagens da mitologia grega e foi encaminhado por seu pai para o Seminário N. Sa. de Fátima para trabalhar com Artes Sacra e, com esta atividade, garantir sua renda. Hoje é Mestre Popular em Arte em Cerâmica e dá aulas na Oficina de Cerâmica do bairro Bruno Bacelar. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Vitória da Conquista)