Secretaria de Saúde de Porto Seguro antecipa trabalho preventivo contra dengue

Os trabalhos de combate ao mosquito transmissor da dengue começaram mais cedo em Porto Seguro. Desde o mês de março, equipes do Setor de Combate a Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, têm sido incansáveis no desenvolvimento de ações para prevenção e combate ao Aedes aegypti, o quem reduziu o índice de infestação de 4,1 para 0,4%.

O Prefeito Gilberto Abade mobilizou todo o setor de Combate a Endemias e seu secretariado para o início de uma grande ação no bairro Paraguai. A equipe percorreu todo o bairro, visitando as casas e pontos comerciais, fiscalizando quintais, retirando caixas d’água, entulhos e manilhas, onde havia focos e instalaram 500 proteções para caixas, que impedem que o mosquito tenha acesso à água parada para se reproduzir.

Na casa de dona Luciene de Jesus, mãe de dois filhos pequenos, foi encontrado um grande foco do mosquito dentro de um reservatório de água de chuva, que com a autorização da família, foi retirado. A secretaria se comprometeu em fornecer uma caixa para a residência. Dona Luciene se mostrou satisfeita com a medida. “Quero é estar segura e não deixar que meus filhos corram risco de serem picados e contaminados pelo mosquito da dengue”, assegurou.

A medida preventiva visa também conscientizar a comunidade sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito. “Só a ação da Prefeitura não basta nessa luta, precisamos do empenho e mobilização de cada morador de Porto Seguro”, destaca o Prefeito Abade, acrescentando que isso fará a grande diferença nessa luta contra a dengue.

O secretário Manoel Messias Boaventura Novais, lembrou que todo dia é tempo de fazer algo para evitar a proliferação do Aedes aegypti, com medidas simples, “tais como limpar as caixas d’água, esvaziar pratos de vasos de plantas e até, informar o vizinho sobre possíveis focos do mosquito em sua área, caso ainda não tenha percebido”. (Prefeitura de Porto Seguro)