Iguai faz festa de cinco dias para comemorar 57 anos de autonomia

No dia 12 de dezembro a cidade de Iguaí comemora seus 57 anos de emancipação política. Localizado na região sudoeste, Iguaí possui uma grande quantidade de cachoeiras e rios. Daí seu nome significar “fonte de beber água”. E é nesta localidade que vai acontecer de 09 a 13 a festa da localidade reunindo grandes nomes da música popular brasileira e manifestações populares como terno de reis e cavalgada. No dia 09, quarta-feira, está programada apresentação do grupo de dança G2, do grupo musical Bate Lata e apresentação de capoeira. No dia seguinte, quinta (10) tem grupo Poesia & Cia, artistas da terra e show com Lala Carvalho e Bossa Nova. Na sexta (11) as atrações são terno de reis, Raul Seixas Cover, The Fevers e banda Boemia. No sábado, manifestações populkares, apresentação das bandas Danado de Bom, Abadaba e Leva. Para encerrar, no domingo (13) tem cavalgada da paz, shows com Lindomar Cigano. Julho Nascimento, Latitude 1 e Madeirada do Arrocha.

Iguaí está localizada as margens da BA-262 entre os municípios de Nova Canaã e Ibicui. O visitante pode ficar hospedado nas fazendas da região, tendo contato direto com a vida no campo e aproveitando as trilhas e passeios nas montanhas, matas verdes, vales e serras. Os roteiros das cachoeiras são os que mais atraem os desbravadores do turismo de Iguaí. Geralmente, o visitante sai às 7h e passa quase um dia inteiro percorrendo trilhas de mata nativa. Um roteiro muito praticado é o da Cachoeira do Esmeraldino, passando pelas quedas do Dino, Bequinha, Cai N''Água, Três Quedas dos Maias e do Argentino. A prefeitura está incrementando o turismo e conscientizando a população local para a preservação das reservas da Mata Atlântica e as nascentes de rios.
APA - Duas mil nascentes, 180 cachoeiras e cascatas, dezenas de rios e riachos, além da beleza dos vales e serras. Esse é o cenário da APA (Área de Proteção Ambiental) Serra do Ouro, localizada no município de Iguaí, sudoeste do estado. Ela possui uma área de 50 mil hectares – dela fazem parte ainda a serra do Macário e a serra dos Índios – e abriga importantes remanescentes do bioma Mata Atlântica.
Para facilitar a administração de todo desse rico patrimônio natural, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), construiu uma moderna e funcional sede administrativa, inaugurada pelo governador Jaques Wagner. A APA Serra do Ouro é a Unidade de Conservação (UC) mais nova da Sema.