Recadastramento do Bolsa Família abrange 1.700 nomes

Uma equipe formada por 15 fiscais da Secretaria do Trabalho e Promoção Social de Barreiras está empenhada, desde o início de novembro, no recadastramento de 1.700 beneficiários do Programa Bolsa Família no município. Os nomes foram enviados pelo Ministério do Desenvolvimento Social para análise e atualização de dados. De acordo com o MDS, essas pessoas tiveram, nos dois últimos anos, um avanço na renda e na qualidade de vida. O recadastramento dará subsídios para indicar se as pessoas visitadas continuarão ou não recebendo o benefício em 2010.

“Quase 50% do total já foi fiscalizado”, diz o secretário de Promoção Social, Otoniel Teixeira. Ele acrescenta que “diariamente os resultados apurados são encaminhados ao Ministério do Desenvolvimento Social e, já a partir de fevereiro aqueles que não se encaixarem no perfil sugerido pelo MDS, serão automaticamente excluídos do programa”. O prazo final se encerra no próximo dia 31.

O recadastramento é uma exigência do MDS a partir do cruzamento de dados dos beneficiários. “Muitas dessas pessoas que estão sendo visitadas adquiram carro, moto e até caminhão. Esses números são enviados por órgãos como o Detran e são reconhecidos pelo MDS”, revela.

O Bolsa Família é destinado a famílias pobres ou extremamente pobres que possuam uma renda per capita mensal entre R$ 69 a R$137 e que tenham em sua formação gestantes, nutrizes, crianças ou adolescentes entre zero e 15 anos. Em Barreiras, o número de beneficiários do programa passou de 7.300 em janeiro para 11.600 atuais. “A gente atribui esse aumento ao grande esforço da equipe da secretaria em manter os dados atualizados”, fala o secretário.

Outro ponto destacado por Otoniel pela ampliação do programa no município foi a descentralização do atendimento do BF, antes realizado apenas na secretaria, agora, em cada uma das Casas da Família. “Já compramos 10 novos computadores dentro das especificações sugeridas pelo MDS para que consigamos resultados ainda melhores em 2010”.(Fonte: Ascom da Prefeitura de São Desiderio)