Conferência Municipal das Cidades discute desenvolvimento com participação popular

O Governo Municipal e vários setores da sociedade civil de Vitória da Conquista estarão reunidos nesta sexta e sábado, 11 e 12, na IV Conferência Municipal das Cidades, para discutir e planejar os rumos do Município. O evento tem o objetivo de incentivar a participação social para o exercício da democracia e para o combate às desigualdades sociais. A intenção é que os debates e a vontade popular possam transformar a cidade em um espaço mais humanizado, ampliando o acesso da população à moradia, ao saneamento e ao transporte.
A Conferência Municipal será aberta na sexta, 11, às 19h, com a presença do prefeito Guilherme Menezes. No sábado, 12, serão discutidos quatro eixos temáticos, que refletem os principais desafios para a implantação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano/PNDU. Entre outras coisas, estes eixos discutem a atuação dos conselhos das cidades, a aplicação do Estatuto da Cidade, a integração da política urbana no território e a relação entre programas governamentais como PAC e Minha casa, Minha vida e a política de desenvolvimento urbano.
Segundo o secretário municipal de Governo, Edwaldo Alves, “a Conferência Municipal das Cidades é uma oportunidade para que a sociedade possa discutir a cidade que deseja para si e para as futuras gerações e o Governo Municipal, que já tem uma longa caminhada no que diz respeito à garantia de espaços democráticos e de controle social, realiza mais este encontro para permitir que o cidadão contribua, efetivamente, com a administração do Município”, afirmou.
A conferência de Vitória da Conquista está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Governo e pela Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Infraestrutura Urbana. O evento será realizado no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães e vai apontar, ainda, os delegados que irão representar a cidade na etapa nacional.
Conferência nacional – A Conferência Nacional das Cidades é realizada, desde 2003, pelo Ministério das Cidades, com o objetivo de contribuir com a administração pública na organização e no crescimento das cidades. Essa nova forma de gestão pública, iniciada na administração do Presidente Luis Inácio Lula da Silva, representa uma importante opção de construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano/ PNDU para o País.
Os avanços e dificuldades para a efetiva implementação do PNDU serão discutidos durante a 4ª Conferência Nacional das Cidades, que ocorrerá de 24 a 28 de maio de 2010, em Brasília, com o lema “Cidade para todos e todas com gestão democrática, participativa e controle social”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Vitoria da Conquista)